Cristiane Júlia cria feria de artesanato na comunidade.
Cristiane Júlia desenvolve feira de artesanato no Morro da Conceição. Foto: Naize Santana / ANF

Cristiane Júlia, moradora do Alto José Bonifácio, periferia do Recife (PE), observou que na sua localidade havia várias artesãs que precisavam de um espaço para expor suas peças. Dessa forma, decidiu criar uma feira de artesanato voltada para a comunidade. “Me passou na mente que eu podia juntar várias pessoas, várias mulheres talentosas e formar uma equipe para mostrar os nossos artesanatos. O meu maior desafio foi ter força de vontade e juntar o pessoal”, explica. Ao todo, 19 artesãs participam da feira de artesanato, que acontece aos sábados, uma vez por mês, na praça do Morro da Conceição, zona norte de Recife, das 15h às 21h.

Na feira, é possível encontrar diversos produtos, tais como artigos para decoração, bonecas de pano, bolsas e bijuterias, com preços que variam entre R$ 2 e R$ 30 reais, dependendo do trabalho artesanal. “Eu amo fazer artesanato. Tem peças que a gente faz rápido e outras demoram, mas é prazeroso fazer”, diz a artesã Ivanize Soares.

Apesar de realizar trabalhos manuais há alguns anos, Cristiane conheceu a costura criativa há cerca de um ano e resolveu investir. “Faz tempo que faço esses artesanatos, já fiz de cestaria, arte com jornal, encomenda com biscuit e agora na costura criativa. Acho lindo, mas na longa estrada da vida já fiz um monte de coisa. Agora, estou apaixonada pela costura criativa”, conta Cristiane.

para a artesã Claudia Maria, a feira também contribui para a divulgação dos trabalhos artesanais das mulheres do Alto José Bonifácio. “Trabalho com costura criativa, feltro, biscuit e também por encomenda. É bom que mostra o trabalho de muitas pessoas e artesãs que trabalham com coisas tão belas e criativas, ajuda e incentiva outras pessoas a participarem”, aponta Claudia. 

“Todas se sentem realizadas. Foi através da minha ideia que esse pessoal está aqui e estou muito feliz”, finaliza Cristiane.