Mulheres que moram no Barroso, bairro localizado na periferia de Fortaleza, agora contam com uma Clínica Social especializada na saúde feminina. O serviço é uma realização do Instituto Sonhando e Realizando, projeto que tem a iniciativa dos moradores do próprio local. Serão oferecidas várias especialidades como Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Ultrassonografia, Massoterapia. A inauguração da clínica aconteceu no último sábado, 7.
Os atendimentos vão acontecer às quintas e sextas, das 9h às 17h. O agendamento de consulta deve ser feito presencialmente, após um pré-cadastro. “Antes de realizar o atendimento nós fazemos um pré-cadastro da família para gente conhecer e ver as necessidades de cada um. Daí como a clínica é física, vai ficar uma pessoa na clínica para agendar. É preciso levar o RG para identificação”, divulga Manuela da Silva, 36, uma das integrantes do Instituto Sonhando e Realizando.
A expectativa da organização é que 200 atendimentos aconteçam por semana. Para realizar os atendimentos, o Instituto Sonhando e Realizando firmou parceria com o Instituto Compartilha, que já desenvolve essa iniciativa de serviço na área de saúde através do projeto Compartilha Saúde, atendendo a população da região há mais de 60 anos. “Somos uma clínica social, aqui ninguém vai pagar”, comenta Manuela da Silva.
O local para montar o projeto foi conquistado através da doação feita por uma moradora do bairro, depois houve uma mobilização dos idealizadores do projeto para conseguir os materiais para preparar o espaço, também receberam doação de tinta, cimento, massa e trabalho de pedreiro. A sede fica localizada na Rua G, N° 3720, Barroso.
Além dos atendimentos direcionadas para à saúde da mulher, o projeto também oferece Atendimento Jurídico, ampliando a oferta para outras moradoras do Barroso e adjacências. Inicialmente o foco do serviço é o público feminino e futuramente expandir para atender os homens também.
Leia mais: Luto, isolamento social, perda de renda e medo afetam a saúde mental