Moradores das periferias criam alternativas para driblar crise econômica

Comércio no Vale das Pedrinhas, em Salvador - Reprodução

As periferias são um polo de diversidade e criatividade, seja cultural, social, gastronômico, e o empreendedorismo também faz parte desse leque de oportunidade para os moradores que buscam criar ou expandir seus negócios, na feira livre, na produção de artesanato, ou na prestação de serviços a domicilio, buscando de toda forma algo para gerar renda.

Em tempos de pandemia, as pessoas que trabalham no comércio em geral estão aprimorando seus serviços, tornando-se empreendedores individuais, e em alguns casos conseguindo contratar outras pessoas proporcionando renda para mais famílias, tendo que colocar à prova habilidades para contornar a crise econômica que assola o país.

Alguns empreendedores surgiram recentemente pela dificuldade já citada, em outros casos os serviços precisaram de adaptação para se manter em atividades. Do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz, favelas de Salvador, surgem algumas experiências de como manter essa resistência e resiliência.

A doceira Eloá da Silva de Sá, 31 anos, moradora do Nordeste de Amaralina e mãe, faz doces e salgados gourmet. Antes da pandemia da Covid-19, trabalhava no setor administrativo e foi demitida. Eloá investiu parte da economia em cursos de qualificação e aprendeu algumas técnicas de negócios com aulas online. Atualmente as encomendas são realizadas com serviço de Delivery feitas por mototaxistas do bairro.

Doces Maria´s: Contatos: Instagram:  https://www.instagram.com/doces_marias01/ Telefone: (71) (71)99379-6599

Taiane Lisboa e seu pai Fabiano Lisboa, investiram nos caldos como fonte de renda, já que ficarem sem trabalho com o avanço da pandemia, eles moram no Vale das Pedrinhas. No começo foram os caldos de sururu e o verde, o cardápio conta também com caldo de vaca atolada, o caipira e do de camarão. E para atrair mais clientes tentam fazer promoções, “na segunda-feira “abençoada” quem compra um caldo de 500 ml leva um de 145 ml, na sexta-feira “vip” o cliente que levar um caldo de 500 ml ganha um pratinho de torrada. Toda produção e divulgação são feitas pela rede social Instagram @caldos.com_

Caldos.com, Contatos: @caldos.com_, telefones: 71- 98759-5700, 99250-6777

O casal Roberto Silveira e Alda Silveira, moradores de Santa Cruz, são proprietários do “Delícias da Alda”, e trabalham com decoração de festa e outros serviços há 25 anos. Eles tiveram que se reinventar com a mudança no cenário atual, quando começaram as medidas restritivas para o distanciamento social, proibindo festas, celebrações, aniversários, para evitar aglomerações. Estão enviando para os clientes todo material de decoração e oferecendo orientações a distância.

Alda Festa e Eventos: Contatos: Instagram: @aldafestaeventos, telefone: (71) 99603-4854

Exemplos como estes existem espalhados por todo país, alguns ainda não tão bem sucedidos, mas, a perseverança e o foco são importantes, estabelecendo metas para que o negócio desejado não vire frustração, o momento mais do que nunca requer reinvenção para se enxergar uma luz no fim do túnel.

Muitas pessoas que estão desempregadas aguardam receber o auxílio emergencial garantido pelo governo federal, algumas estão vivendo de doações, e mesmo aquelas que conseguiram o benefício buscam outras formas para aumentar sua renda e garantir o sustento, criando alternativas para sobreviver.