O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 900 mil casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia. A média diária de mortes por Covid-19 voltou a ficar acima de 200 hoje, 15, depois de dez dias com registros menores. Após um período de queda na semana passada, a média móvel de mortes voltou à tendência de estabilidade ontem, segundo critério de especialistas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, roram registradas 321 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas nesta terça, chegando ao total de 32.963. Os novos registros diários não significam, necessariamente, que as mortes ocorreram de um dia para o outro, mas que foram inseridas no sistema nesse período. Finais de semana e segundas-feiras costumam ter valores menores devido ao atraso nas notificações.
A média móvel de mortes, que considera os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 219 óbitos por dia nesta terça. A variação foi de 4% em comparação ao valor registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica tendência de estabilidade. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.
A média diária de mortes no estado voltou à tendência de estabilidade nesta segunda-feira, 14, depois de uma semana com tendência de queda. Os novos registros voltaram a subir após o feriado prolongado de 7 de setembro. Antes disso, São Paulo esteve por mais de três meses com média diária de mortes acima de 200, o chamado platô de estabilidade no ponto mais alto da curva epidemiológica.
Também foram registrados nesta terça 7.922 novos casos confirmados da doença, levando o total para 901.271. A média móvel de casos diários é de 6.070.
O número de casos inclui todos os resultados positivos em exames laboratoriais, tanto os do tipo sorológico, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto os que analisam a presença do vírus no organismo no momento – o chamado exame RT-PCR.