A periferia através da ótica da mulher é o universo dos filmes que serão exibidos na primeira edição da Cine Favela Brasil. A mostra de cinema para produções em contexto periférico recebeu cerca de 90 submissões de 14 estados, retratando lutas individuais e coletivas dos moradores das comunidades do país. Esse panorama o público vai poder conferir no próximo fim de semana (9, 10 e 11 de março), no Espaço Cultural Alagados, em Salvador, a partir das 18h30. A abertura fica por conta do coletivo de poesia Sarau da Onça, cujo documentário será exibido durante a noite.
A presença marcante de um compromisso com a realidade, evidência pelo número de documentários submetidos, também é maioria na programação da mostra. Eles apresentam um cotidiano de resistência destacado nas batalhas feministas dentro da favela. As mulheres são personagens centrais nos roteiros e produções selecionados na mostra.
Entre outras características, a qualidade técnica, construção dos personagens e número de filmes inscritos acrescentam a necessidade de mais espaços para exibição e discussão de tais produções no país. A Cine Favela Brasil segue essa dinâmica, sucedendo as sessões com debates sobre as películas exibidas.
A iniciativa Cine Favela Brasil
A mostra de cinema Cine Favela Brasil é uma iniciativa que visa à promoção e projeção da diversidade de sujeitos emergentes das periferias através da sétima arte. Fomentada pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinada pelo Banco do Nordeste e realizada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, o Cine Favela Brasil busca a descentralização cultural dando maior acesso aos bens e serviços culturais à comunidade.
Serviço:
Exibições da Mostra Cine Favela Brasil
Endereço: Espaço Cultural Alagados, bairro do Uruguai, Salvador-BA
Data e horário: 9 de março, a partir das 18h30. Dias 10 e 11 de março, às 16h30.
Entrada: Franca