Neste sábado, 14 de dezembro, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Salvador, recebe a Mostra Rotas do Recôncavo, uma mostra de fotografia e roda de conversa que promove a inclusão cultural por meio de arte acessível. A Mostra é a culminância das oficinas de fotografia e audiovisual realizadas no Instituto Federal da Bahia – Campus Santo Amaro, em parceria com o MAC_Bahia e a Oxe Criações, nas quais os participantes exploraram técnicas de fotografia e experimentaram novas possibilidades criativas com tecnologia assistiva.
O evento exibe fotografias de estudantes da rede municipal e profissionais de saúde da cidade de Santo Amaro impressas também em alto-relevo, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência sensorial com as fotografias, além de contar com audiodescrição, ampliando ainda mais o acesso às obras.
Como parte da programação da Mostra, às 14h, haverá um bate-papo sobre acessibilidade nas artes, com mediação do jornalista e produtor cultural Ednilson Sacramento. O encontro abordará a importância de iniciativas que tornam a arte mais democrática e acessível, fomentando reflexões sobre inclusão cultural.
A mostra traz um olhar sensível sobre o Recôncavo Baiano, explorando sua riqueza cultural, paisagens e cotidianos por meio das fotografias e seus correspondentes em alto-relevo. Essa proposta inovadora visa ampliar o acesso à arte para pessoas cegas ou com baixa visão, permitindo que texturas e formas sejam apreciadas por meio do toque.
O projeto Rotas do Recôncavo é uma realização da Oxe Criações – Associação de Promotores de Literatura, Cultura e Arte da Bahia – e há dez anos desempenha atividades que valorizam a diversidade cultural e a democratização da arte para a juventude no recôncavo baiano. Além do IFBA, tem apoio da Secretaria de Educação de Santo Amaro e foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço: Mostra Rotas do Recôncavo
Quando: 14 de dezembro
Horário: 14h
Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Espaço Colaborar
Entrada: Gratuita