Quatro em cada dez lares brasileiros são chefiados por mulheres, sendo que 41% delas são donas de negócios próprios.
Segundo dados da FGV, até 48% das mulheres que têm um emprego estarão na rua até que seus filhos completem 1 ano. O percentual sobe e metade das mulheres vinculadas a uma empresa, após engravidarem, estarão demitidas até os 2 anos de idade de seus filhos.
Após essa demissão, muitas não conseguem recolocação no mercado de trabalho, constantemente confrontadas pela pergunta “Com quem você deixa seu filho para ir trabalhar?” Outras têm o privilégio de escolher trabalhar por conta própria. Qualquer que tenha sido a força motivadora, fato é que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro em cada dez lares brasileiros são chefiados por mulheres, sendo que 41% delas são donas de negócios próprios.
Pensando neste cenário, o movimento #EntreMães convida, no próximo dia 01 de dezembro, no espaço Colaborar, no Catete, três profissionais para compartilharem com mães empreendedoras dicas práticas voltadas a melhorar diversos aspectos na gestão e marketing de seus negócios. O evento será dividido em dois momentos: o primeiro trará workshops em planejamento, precificação, redes sociais como canal de venda e fotografia de produtos. Depois, as empreendedoras terão a oportunidade de dar e receber pitacos para resolver problemas, esmerilhar ideias e progredir juntas sendo auxiliadas pelas palestrantes, durante a Tempestade de Ideias.
Este primeiro evento consolida a missão do Espaço Colaborar, desde sempre idealizado para se tornar uma incubadora de empresas maternas. A necessidade do desemprego ou de realizar os sonhos pessoais leva as mães a empreender, porém nem sempre as empreendedoras possuem as habilidades ou competências necessárias para gerir uma empresa. Atualmente, mais da metade das empresas abertas por mulheres declara falência em até 2 anos de negócio. Para evitar essa estatística, temos 2 diretrizes básicas: 1. Oferecer conhecimento, através de cursos, oficinas e afins; e 2. oferecer possibilidades de escoamento de produtos e serviços, através de feiras e outras ações de marketing.
O evento é aberto e irá ser sustentado pela contribuição consciente dos participantes. Sugerido o valor de colaboração de R$ 30 para ser sustentável e permitindo promover próximos encontros com qualidade.
Programação
Workshop 1 – Papo de empreendedora: fazendo a roda girar
Facilitadora Gabriela Anastácia
Jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, com projeto voltado para empreendedorismo feminino e maternidade, o Papo de Empreendedora. Ministra cursos e palestras sobre empreendedorismo.
Workshop 2 – Como calcular o preço do meu produto ou serviço?
As participantes terão noções básicas de cálculo de preço final e serão presenteadas com planilhas que irão diminuir prejuízos e aumentar margem de lucro.
Facilitadora Leila Guimarães
Especialista em Marketing e redes sociais
Worshop 3 – Potencialize as vendas de Natal através das redes sociais
Novas estratégias para aumentar suas vendas, utilizando as ferramentas mais simples e eficientes para atingir seu público alvo.
Facilitadora Leila Guimarães
Especialista em MArketing e Redes Sociais
Workshop 4 – Imagem é tudo: fotografe melhor seus produtos com seu próprio equipamento.
Princípios básicos de fotografia para melhorar sua imagem em seu site ou redes sociais, aprendendo a tirar o máximo proveito do equipamento que você já possui.
Facilitadora Juliana Carlos
Após trabalhar no setor de Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, após a maternidade abriu sua própria empresa, que agrega diversos profissionais em todos os campos da fotografia.
Tempestade de ideias!
Uma reunião privada, em que as empreendedoras interessadas em resolver problemas específicos de seus negócios poderão expor seus obstáculos ou dúvidas, com o auxílio das palestrantes e da rede.
Serviço
#EntreMães – Empreenda!
Sábado, dia 08 de dezembro de 2018
Horário: das 9h às 13h
Espaço Colaborar – Travessa Almirante Protógenes Guimarães,42, Catete.
Entrada: Contribuição consciente