A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania ajuizou, nesta quarta-feira (11/12), ação civil pública (ACP) contra o secretário estadual de Transportes, Júlio Baptista Lopes, o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Carlos Eduardo Carneiro Macedo, e a diretora de Engenharia e Operação da Central, Ana Carolina Vasconcelos, por improbidade administrativa. Para o MPRJ, eles são responsáveis pelo acidente ocorrido com o bonde de Santa Teresa, que resultou na morte de seis pessoas e 57 feridos, em agosto de 2011.
Na ação, o promotor de Justiça Alberto Flores Camargo requer o ressarcimento integral do dano causado ao patrimônio público, estimado em R$ 6.312.678 milhões, dos danos morais coletivos, além da perda da função pública dos acusados e a suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco a oito anos.
“Tratava-se de tragédia anunciada, pois, ao longo dos anos, o que se verificou foi a paulatina degradação das atividades e equipamentos empregados no serviço de transporte prestado pelo sistema de bondes operado no bairro de Santa Teresa. Tal tragédia poderia e deveria ter sido evitada pelos Requeridos, que nada fizeram para tanto, pelo que devem ser responsabilizados pelas suas consequências danosas, como passar-se-á a demonstrar”, narra trecho da ACP.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – MPRJ