O evento que acontece nesta sexta-feira, 24 de maio, contará com exibição de documentário, momentos de falas e atividade lúdica como forma de reivindicar direitos

O Grupo de Mulheres Liberdade Vamos’imbora, da comunidade Jardim Monte Verde, na Região Metropolitana do Recife, em parceria com o Fórum de Mulheres de Pernambuco, promove nesta sexta-feira, 24 de maio, a partir das 17 horas,  o ato público Monte Verde é bem mais que área de risco!. A proposta tem como objetivo lembrar as 44 vidas perdidas durante as chuvas que atingiram o estado entre os dias 28 e 31 de maio de 2022 e demarcar a luta por direitos.

Ao todo, 137 pessoas foram fatalmente vitimadas na tragédia climática de 2022, em Pernambuco. Dois anos depois, a população permanece cobrando o Poder Público por obras de infraestrutura que garantam a segurança das vidas que ficaram. 

Jardim Monte Verde, com localização dividida entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, foi uma das regiões mais afetadas. Um dos casos mais impactantes que aconteceu no território, foi o de 11 pessoas de uma mesma família mortas durante o deslizamento de uma barreira. 

Em memória dos que se foram, pela vida dos que ficaram

Inconformadas em ver o medo de perder a vida a cada período de chuvas, o Grupo de Mulheres Liberdade Vamos’imbora uniu-se ao Fórum de Mulheres de Pernambuco(FMPE) e ao longo de 2023 realizaram encontros na associação de moradores da comunidade. Nas ocasiões, mulheres do entorno eram convidadas para oficinas, conversas, momentos de troca e visitas pelo território. A iniciativa foi possível por meio do apoio da ONG Habitat e do Fundo Brasil.

Durante o processo, as mulheres de Monte Verde encabeçaram a produção de um documentário, com o apoio de comunicadoras e cineastas integrantes do FMPE. A produção será exibida durante o ato público.

O ato vai contar com um cortejo pelo bairro com a batucada feminista do FMPE, uma homenagem às pessoas mortas vítimas da omissão do Poder Público, um momento de abertura para falas políticas e, por fim, atividade lúdica de expressão de esperança das participantes.

O evento acontece no Largo de Jardim Monte Verde, próximo a USF (Av. Chapada do Araripe, 116, Jardim Monte Verde, Cohab, Recife).