“Mulheres Negras: Elaborando Estratégias, Fortalecendo Saberes”

Grupo Ginga- Mulheres do Subúrbio de Salvador - Divulgação

Será lançado nesta segunda-feira, 20, o projeto “Mulheres Negras: Elaborando Estratégias, Fortalecendo Saberes”, idealizado pelo Movimento de Mulheres do Subúrbio Ginga, em Salvador. O evento será às 17h, com transmissão ao vivo no Facebook e pelas redes sociais do grupo. O projeto é apoiado pelo Fundo Baobá, organização pró equidade racial dedicado, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Rede de Mulheres Negras da Bahia.

O evento faz parte da agenda do Julho das Pretas, organizado pelo Odara instituto da Mulher Negra. E o projeto vai oferecer formação para mulheres negras de organizações da sociedade civil, buscando captação de recursos para manutenção de suas atividades, orientação de estratégias e fortalecendo saberes, com ações de combate ao racismo e machismo, através do curso de elaboração de projetos de intervenção social. O curso terá aulas e atividades mensais, totalizando 11 encontros entre 2020/2021, na modalidade á distância.

Serão selecionadas 40 mulheres com  segundo grau completo envolvidas em movimento social ou organização da sociedade civil, com comprovação de vínculo institucional (carta da coordenação da instituição indicando a inscrição e ata de eleição da coordenação), preenchimento do formulário com dados pessoais, institucionais e manifestação sobre a contribuição do curso para entidade.

Cada organização poderá ter até duas integrantes participando do curso e as vagas serão divididas 50% para a cidade de Salvador e 50% para demais municípios da região metropolitana (em caso de número de inscrições inferior, as vagas serão remanejadas e preenchidas).