Intitulado como: “O papel da arma de fogo na violência contra a mulher”, um levantamento aponta os seguintes dados sobre os casos de feminicídio nos últimos anos.
Segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, a arma de fogo, representa 51% dos casos de feminicídio, entre os anos de 2012 e 2019, é responsável por vitimar cerca de 70,5% das mulheres negras que ocupam o quadro de vítimas de violência por gênero.
A região Nordeste é líder do uso da arma para morte dessas vítimas, presente em 61% dos casos.
Em Pernambuco, de janeiro à junho deste ano, mais de 20 mil mulheres foram vítimas de agressões ou mortes.
Somando os municípios que compõem o interior, 10.418 mulheres tiveram as agressões contra a elas registradas no sistema da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE).
No Recife, 4.591 casos foram registrados no primeiro semestre. Na região metropolitana, mais de 4.900 casos.
Só em 2019, 45% das vítimas foram mulheres e, dentre essas mulheres vítimas de violência armada atendidas, 48% eram adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos, seguidas pelas adultas de 30 a 39 anos (22%), e 61% negras.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), medida que pode superar a realidade vivida pelas vítimas, especialmente as mulheres negras, é a de fortalecer a política de controle responsável pelas armas de fogo em todo o país, considerando perigoso o porte dentro e fora de casa.
“Entre as flexibilizações em vigor, há questões que aumentam o risco para as mulheres, como o espaçamento da repetição de testes psicológicos e da verificação de não estar respondendo a processos criminais de 5 para 10 anos e o relaxamento das justificativas de necessidade”, declara Carolina Ricardo, diretora-executiva da instituição.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas