Museu da ABI recebe mostra fotográfica “Ginga Nagô”, do Jornalista Anízio Carvalho

Crédito: Anízio Carvalho | Arte: Gentil/Editora Bamboo

A exposição “Ginga Nagô”, mostra fotográfica do fotojornalista e jornalista baiano, Anízio Carvalho, 93 anos, será inaugurada nesta quarta-feira, 19, às 10h, no Museu de Imprensa, sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no Térreo do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. A mostra celebra quase 60 anos de vida profissional. A entrada é gratuita.

A curadoria da mostra é do fotógrafo Manu Dias, que tem imagens de grandes artistas, o encontro de Anízio com o candomblé, flagras da vida política, manifestações culturais e o drama do incêndio da Feira de Água de Meninos (Feira de São Joaquim), em Salvador.

Anízio Circuncisão de Carvalho conhecido como Anízio Carvalho (nascido 23 de Fevereiro de 1930, na cidade de Conceição de Feira/BA), é um repórter fotográfico e jornalista baiano considerado o profissional que exerceu por maior tempo a atividade no Brasil. Foram cerca de sessenta anos dedicados a arte da fotografia.

Mudou-se para Salvador ainda com 11 anos de idade. Na década de 40, começou a trabalhar na casa da família Rosenberg e ganhou a afeição de Leão Rosenberg, que na época começava a aventurar-se na fotografia. Dele ganhou sua primeira câmera e também um emprego como laboratorista.

Crédito: Daiane Rosário

Indicado por um amigo, passou a trabalhar na UDN (União Democrática Nacional) cobrindo a campanha do então candidato ao governo da Bahia Juracy Magalhães, que lhe prometeu a vaga de fotógrafo oficial do governo caso fosse eleito.

Em 1959, com Juracy Magalhães assumindo o governo da Bahia, Anízio Carvalho foi efetivado no Serviço de Divulgação do Governo.

Em paralelo ao trabalho na eleição, Anízio começou a trabalhar como fotojornalista no Jornal da Bahia, onde ganhou reconhecimento internacional. Acompanhou e fotografou acontecimentos notáveis, tanto no Estado quanto no resto do país, como dois grandes incêndios que ocorreram na cidade de Salvador (no antigo Mercado Modelo e na Rua Chile) e a histórica visita da Rainha Elizabeth II, quando fez um registro informal não-autorizado da rainha britânica.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas