Museu de Arte do Rio recebe o lançamento do livro “Contos dos Orixás”, do autor Hugo Canuto

Créditos - Divulgação

O evento também conta com mesa redonda de debates e sessão de autógrafos.

 Data: 27 de julho às 14h
Entrada gratuita
Classificação livre

O Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon, recebe neste sábado, 27 de julho, às 14h, o lançamento do livro “Contos dos Orixás. Publicada em formato de história em quadrinhos, a obra de Hugo Canuto é protagonizada pelo Rei Xangô e outros Orixás. A publicação visa aumentar a representatividade das narrativas afro por meio de histórias que relatam os mitos do povo Yorubá, uma das civilizações mais tradicionais da África Ocidental.

O evento acontece no auditório do MAR, seguido de uma mesa redonda de debates. Logo depois, o autor do livro faz uma sessão de autógrafos no POP MAR, novo espaço do museu, localizado nos pilotis, que inaugura no dia 24 de julho.

Para participar, será preciso retirar senha com 1h de antecedência na recepção do museu. Espaço sujeito à lotação.

Sinopse:

 Em um tempo antigo, quando o céu e a terra estavam unidos como duas metades de uma cabaça, divindades e heróis caminharam entre os homens. Travaram batalhas com furor, ensinaram a curar e lidar com a terra, o ferro e o fogo, reinaram e amaram com a mesma intensidade. Alguns desceram do luminoso Orum para lá viverem e realizarem seus destinos, enquanto outros nasceram no Aiyê e, pelos grandes feitos se tornaram Orixás, marcando para sempre a história de dois continentes.

O Museu de Arte do Rio – MAR 

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação com base no programa curatorial que norteia a instituição.

 O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, a Bradesco Seguros como patrocinadora e o BNDES como apoiador financeiro por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 O MAR conta também com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização do Ministério da Cidadania e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Horário de funcionamento: às terças-feiras o MAR funciona com horário estendido até as 19h. Quarta a domingo, das 10h às 17h. Às segundas o museu fecha para o público. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 21 3031-2741 ou acesse o site www.museudeartedorio.org.br.

Ingressos: Terça feira o MAR é gratuito. De quarta a domingo a entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.