Localizado no bairro de Mangueira, zona Norte do Rio, o Museu do Samba está selecionando agentes culturais residentes em comunidades cariocas para mapear projetos de samba de partido alto, hip hop e roda de rima nessas localidades. Para realizar o trabalho, o museu vai remunerar cada agente cultural com um auxílio de R$ 1.700,00. Serão selecionados cinco candidatos, um para cada área programática (divisão administrativa da cidade onde estão situados os bairros) do município, alcançando-se assim todas as regiões do Rio.
O candidato deve possuir comprovada atuação cultural junto à comunidade local. O interessado deve enviar currículo, dados de contato e uma carta de apresentação de seu próprio trabalho para o e-mail contato@museudosamba.org.br. Após a seleção de currículo, será feita uma entrevista por meio remoto (com uso de aplicativo).
A seleção dos agentes culturais é mais uma etapa do projeto Insurgentes – Tecendo Redes Culturais, lançado no início de agosto pelo Museu do Samba, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O projeto tem o objetivo de promover rodas de conversas, capacitação e premiação para produtores culturais e projetos de samba de partido alto, hip hop e rodas de rima realizados nas favelas.
“O agente local é a melhor pessoa para mapear a rica e pulsante vida cultural das comunidades, pois ele vivencia a realidade da favela, conhece as carências e potencialidades locais. Através deles é que vamos mobilizar os produtores para que eles tenham a oportunidade de mostrar o seu trabalho”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba e idealizadora do projeto Insurgentes.
Inscrições para os projetos culturais também estão abertas
Conforme anunciado pelo Museu do Samba no início do mês, as inscrições para o projeto Insurgentes estão abertas até 20 de agosto. Para participar, basta preencher o formulário digital de inscrição.
Os trabalhos devem ser apresentados no formato de rodas de rima, partido alto ou hip hop, com temática que valorize os saberes tradicionais da cultura popular e mostrem a importância da resistência diante dos desafios sociais, econômicos e cotidianos.
Serão selecionados 50 projetos, dez de cada área programática da cidade. Todos participarão de oficinas de capacitação, com carga horária de 30 horas e treinamento em gestão, estruturação de projetos e divulgação cultural. Também participarão de rodas de diálogos, em que eles próprios vão escolher cinco finalistas, um de cada região.
Cada um dos finalistas receberá um cachê de R$ 5 mil (cinco mil reais) para montar uma apresentação artística, que será transmitida pelas redes sociais do Museu do Samba. Os trabalhos também serão registrados em vídeo e publicados no periódico Museu do Samba – Revista Insurgentes.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas