Segundo o portal RegulaRN, em todo o estado do Rio Grande do Norte, 57 pessoas aguardam um leito de UTI ou UCI com urgência. o portal é atualizado em tempo real. O portal RegulaRN é da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), e atua em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal (LAIS/UFRN).
Em uma semana, o número de mortes pela covid-19 no Rio Grande do Norte cresceu 26,9% (de 323 óbitos no dia 1.º de junho para 410 no dia 6 de junho). Na região Oeste do Rio Grande do Norte, a ocupação é de 100%, na Grande Natal 98% dos leitos estão ocupados, e os hospitais já trabalham no limite da ocupação, ao todo 118 pessoas esperam leito de internação entre UTI e CTI no estado.
Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública- Sesap/RN, Cipriano Maia “a taxa de ocupação de leitos críticos e a crescente demanda nas portas de urgência, associados aos baixos índices de isolamento social vigentes até a semana passada, têm produzido uma situação de estresse máximo sob os serviços de saúde”.
O governo do Rio Grande do Norte prevê abrir mais 114 leitos para tratar casos da pandemia nos próximos 15 dias. Desses, 63 serão de UTI.
Aproximadamente 16% dos leitos estão bloqueados no Rio Grande do Norte. Isso acontece por causa da falta de equipamentos, como monitores ou respiradores, também contribui para esse bloqueio, a falta de profissionais para acompanhar os pacientes e principalmente pela desinfecção dos leitos.
A desinfecção de um leito que foi ocupado por um paciente com Covid-19 é necessária para evitar a propagação do contágio. Esse processo pode demorar até uma hora.