O ano de 2020 está chegando ao fim e nessa época é comum que as pessoas olhem para trás para digerir tudo o que aconteceu. Diferente de todos os outros, neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, ficou mais difícil sonhar. Pensando nisso, Graciana Valadares, atriz e idealizadora do “Teatro Zona Norte”, em Cavalcante, Zona Norte do Rio, resolveu organizar um Natal solidário.
Com o intuito de promover um dia de doação de livros para as crianças da comunidade e sem nenhum financiamento, Graciana começou a pedir livros na internet e no boca a boca. Juntamente com seu pai e sua mãe, a atriz conseguiu mais de 500 livros, que serão distribuídos no próximo dia 5. “Foi um movimento muito lindo e verdadeiro. Recebemos livros novos, livros que tem um sentimento para a pessoa e muitas delas também compraram livros só pra doar para o projeto”, diz Graciana.
Para a arrecadação acontecer de uma maneira que não fosse provocada aglomerações, Graciana explica que o esquema será “viu e gostou do livro? então pode pegar e levar pra casa”. Ela fala ainda que ficará vestida de “Noel Afro” ao lado do montante de livros, para não deixar que muitas pessoas se aglomerem.
Além disso, toda pessoa que passar pela praça a verá toda enfeitada e presenciará mini apresentações dos alunos do Teatro Zona Norte, alertando a população sobre o coronavírus. Além disso, terá contador de histórias, palhaçaria e dança. “É uma forma de estar fazendo algo para eles. O Natal tem muito a coisa da compra, mas, não precisamos gastar quando podemos trocar”, explica Graciana.
Tanto a ideia do Teatro Zona Norte quanto a do Natal solidário, perpassam pela realidade das crianças de Cavalcante que convivem diariamente com a violência e com a escassez de eventos culturais. “A ideia é ela ter um lugar pra ter esperança e otimismo. Um lugar onde acredite em seu potencial e que tenha sonhos. Fazer esse projeto e essa ação me faz perceber que é possível mudar pequenos mundos”, expressa Graciana.
Serviço:
Natal Solidário de Cavalcante
Dia: 5 de dezembro
Horário: 14h
Local: Campo do Mangueirão, Cavalcante – Rio de Janeiro
Redes sociais: Instagram e Facebook.
Leia mais: Projeto Poetização e a sensibilidade ao mundo a partir das palavras