Nativos MC’s: rappers indígenas da aldeia Afukuri cantam a etnia Kuikuro

Crédito: Diego K. Yawalapiti

“Ei, humanidade vou rimar pra vocês / Esse é o trap que a gente fez / Pois esse trap me deixa feliz / E aldeia é minha raiz / Eu sei que esse trap não é minha cultura / Mas eu vou rimando enquanto ele dura”, diz um dos trechos da música Sou Kuikuro, do trio Nativos MC’s, composto por Macc JB, Urysse Kuykuro e Pajé MC.

Os povos indígenas da etnia Kuikuro são atualmente a maior população do Alto Xingu (MT), no estado do Mato Grosso e os rappers celebram a etnia cantando a música Sou Kuikuro, onde falam do orgulho da terra indígena e as culturas e tradições da etnia.

Tocando desde 18 de fevereiro, a música Sou Kuikuro tem o subtítulo Parte 2 por ser a segunda versão de composição – que é de autoria do trio – lançada em 22 de abril de 2021 – dia do anunciado “descobrimento” do Brasil – no estilo boombap.

Na música inicial dos Nativos, intitulada de Tente entender, os rappers retratam as lutas do território indígena do Xingu diante da poluição, a destruição da floresta e outras ameaças à vida e à biodiversidade, em tentativa de diálogo com o homem branco.

A  atual versão da música Sou Kuikuro foi feita na batida do trap criada por Senpai para a gravação mixada e masterizada por Cehfaz.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas