Nei Lopes: o batuque, o gingado e a erudição de um mestre

Foto: Léo Ramos Chaves.
Crédito: Léo Ramos Chaves

80 anos de Nei Lopes

Nei Lopes, escritor, cantor, compositor e pesquisador, fez 80 anos no último dia 09/05. O mundo da música brasileira festeja. Ele é um intelectual de marca maior.

O artista é um dos maiores estudiosos da cultura afro-brasileira. Nei Braz Lopes, ou simplesmente, Nei Lopes, é estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na diáspora africana.

Ele recentemente recebeu a honraria de doutor honoris causa pela UFRJ. Ele também já foi condecorado com o título pelas universidades federais do Rio Grande do Sul e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O artista é um dos maiores estudiosos da cultura afro-brasileira

Escreveu dezenas de livros sobre a discriminação social, africanidade e cultura afro-brasileira, sobre nossas raízes e a nossa dignidade ancestral. A obra História e cultura africana e afro-brasileira (2008) conquistou o prêmio Jabuti.

Musica e Literatura

A sua obra é extensa, tanto na literatura, bem como na música. Ele é um dos grandes nomes do samba. Os seus clássicos são incontáveis, entre eles: “Senhora Liberdade”, “Gotas de Veneno”, “No Tempo de Don-Don”, “Goiabada Cascão” e “Samba do Irajá”… O sambista já teve suas músicas gravadas por nomes como Clara Nunes, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, João Nogueira, Zezé Mota,Dudu Nobre, Ed Motta, entre outros.

Ele é um baluarte em plena Apoteose. “Uma síntese da cultura carioca”, afirmou Guinga. Eu lembro que o meu pai não cansava de ouvir um dos seus LP’s: sincopando o breque. Nei Lopes é de um humor e refinanciamento ímpar. Quanta beleza! Sem falar da obra-prima que considero um dos dez discos mais bonitos da MPB na minha modesta opinião: ‘A arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes’, justamente com o seu amigo e parceiro, outro gigante, o saudoso Wilson Moreira.

Nei Lopes, mestre, parabéns! Que venham mais canções  e livros dessa mente que advoga pela cultura.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas