Nordeste pede ajuda à China para combater a pandemia

O baiano Rui Costa assina ofício ao governo chinês - Foto da internet

Os governadores do Nordeste mais uma vez agem em conjunto, agora para enfrentar o coronavírus não só com esforço próprio, mas com ajuda chinesa. Assinado pelo baiano Rui Costa, o ofício endereçado à representação diplomática da China pede ajuda através do envio de materiais médicos, insumos e equipamentos, em especial leitos de UTI e respiradores.

O apelo é uma reação conjunta ao presidente da república (que trata a pandemia como “gripe” e os cuidados recomendados como “histeria”) e menciona a “Guerra do Povo”, nome oficial do governo chinês ao movimento que venceu o coronavírus em seu território e serve de exemplo à região Nordeste brasileira. É o seguinte o ofício enviado a Brasília:

“Nós, governadores do #ConsórcioNordeste, oficializamos ao Embaixador Chinês Yang Wanming um importante pedido de ajuda para o combate ao novo coronavírus no #Nordeste. Eles passaram por um momento semelhante ao que estamos vivendo agora e conseguiram enfrentar com sucesso a #COVID19. Sempre respeitamos o povo chinês e passamos a admirá-los ainda mais após ver como eles enfrentaram esse momento difícil. Estamos à disposição para estreitar os laços entre nossos povos. O cuidado com nossa população é a prioridade. Todos juntos contra o coronavírus. Vamos vencer!

Rui Costa

Governador da Bahia”