Macaé, localizada no norte do Estado do Rio de Janeiro hoje está noticiando a ocupação da favela das Malvinas pela PM. Contou inclusive com a presença do comandante da corporação Cel. Erir Ribeiro. Apesar de localizada a 182 Km da capital, Macaé tem uma importância estratégica economicamente. Aqui se concentra cerca de 80% da produção de todo o petróleo brasileiro. A cidade é conhecida como a capital nacional do óleo negro.

Segundo matéria veiculada no Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/favelas-cresceram-mais-no-interior-do-que-na-regiao-metropolitana-3518374 ) as favelas cresceram mais no interior e Macaé concentrou o maior aumento. Essas informações expressam bem a desigualdade latente do município, que se tornará bicentenário em 2013. A crescente população, segundo dados do censo 2011, já ultrapassa 200.000 habitantes.  O PIB per capita  da cidade era de cerca de 42 mil reais, de acordo com informações de 2008 do IBGE. É óbvio que parte muito grande da população não chega nem perto deste valor, e a concentração de riqueza continua crescendo.

Assim vamos começar a repassar noticias das favelas de Macaé e o que essas desigualdades vão produzir. Vamos apresentar impressões e posições sobre os acontecimentos econômicos, sociais e políticos locais através deste canal da primeira agência de noticias de favelas do mundo.