Anunciado pelo Ministério da Educação no fim da tarde de hoje, 8, em coletiva de imprensa o Enem 2020 acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2021. A prova impressa será nos dias 17 e 24 de janeiro, já os inscritos que farão o Enem Digital farão a prova nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados serão divulgados até o dia 29 de março.
Sem um ministro da educação, a coletiva foi conduzida por Antonio Paulo Vogel, secretário executivo do ministério e Alexandre Lopes, presidente do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa. De acordo com Vogel todos ali presentes sabem das dificuldades que os alunos terão ao fazer a prova daqui a cinco meses, mas uma decisão precisava ser tomada.
Segundo Alexandre Lopes, as datas das provas foram definidas após observar os resultados da enquete feita com os inscritos, além de considerar a opinião das secretarias de educação estaduais e instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso o presidente do Inep afirmou que deverão ser adicionados ao custo orçamentário da aplicação do exame, cerca de 70 milhões de reais, para cobrir as medidas de prevenção contra o Covid-19.