O decreto estadual que proíbe diversas atividades na Bahia e que terminaria amanhã, 30, foi prorrogado até o dia 13 de setembro, de acordo com o Diário Oficial do Estado publicado neste sábado (29). Pelo decreto as aulas da rede pública e privada continuam suspensas. A suspensão dessas atividades estão em vigor desde março devido a pandemia do novo coronavírus.
“Muitas pessoas têm falado de aulas pela internet, mas nós não temos condições de padronizar somente aulas pela internet porque a maioria dos alunos do Estado da Bahia são alunos que compõem de família simples, muitas delas não têm acesso à internet em casa. […] No caso da rede estadual de ensino não há como fazer essa substituição porque nós não queremos deixar milhares de alunos para trás”, declarou Rui Costa, governador da Bahia.
Também estão proibidas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos com mais de 50 pessoas, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus e teatros.
O transporte coletivo intermunicipal em diversas cidades baianas continua suspenso segundo o decreto. Atualmente 354 municípios estão com o serviço suspenso. Nesses municípios está proibida a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.