O terceiro teste realizado pelo presidente Jair Bolsonaro desde que contraiu a Covid-19 no início do mês, divulgado hoje, 22, pelo Palácio do Planalto também deu positivo, o que deve manter o isolamento a que está submetido no Palácio da Alvorada, a residência oficial desde o dia 7 deste mês, quando saiu o primeiro resultado, confirmado em outro exame no dia 15.
“O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo”, dia a curta nota do Planalto. Bolsonaro tem cumprido agendas oficiais por videoconferência e afirma só se reunir pessoalmente com auxiliares que já tiveram o coronavírus.
Nos últimos dias, no entanto, ele adquiriu o hábito de caminhar até a entrada do Palácio da Alvorada no final das tardes para acompanhar o arriamento da bandeira. Mesmo separado do público pelo espelho d’água, ele causa aglomeração de apoiadores no local. Essas interações com simpatizantes são transmitidas nas redes sociais. Ontem, 21, na conversa com apoiadores em frente do Alvorada, ele disse que gostaria de fazer uma viagem ainda nesta semana para o Piauí, caso o novo exame atestasse a sua recuperação do coronavírus.
Bolsonaro tem divulgado que se tratou da Covid-19 com a hidroxicloroquina, medicamento sem efeito comprovado para a doença e com efeitos colaterais associados a seu uso. Nesta semana, os ministros Onyx Lorenzoni, da Cidadania, e Milton Ribeiro, da Educação, também anunciaram que seus exames deram positivo para a Covid-19. Lorenzoni admitiu no Twitter que está se medicando com um coquetel que inclui a cloroquina.