Atletas baianos tricampeões brasileiros de Karatê, em 2019
A delegação baiana de Karatê – composta por atletas das cidades baianas América Dourado, Ipirá e Salvador -, conquistou o tricampeonato brasileiro da modalidade, nos dias 14 e 15 de setembro, nas categorias infantil, juvenil e adulta, com apresentações individuais (katar e luta) e por equipe.
A competição aconteceu na cidade de Bady Bassitt, interior de São Paulo. Toda concentração dos atletas, comissão técnica e equipe de apoio aconteceu um dia antes, na cidade de São José do Rio Preto, município localizado a cerca de 30 minutos do local da competição.
O Shihan Karatê Clube, coordenado pelo Mestre Edmundo Silva Andrade, tem sede em Salvador e participantes de diferentes faixa etárias, entre 5 e 49 anos, e foi representado na competição nacional por atletas moradores do Bairro da Paz, Vila Canária, Cores de Piatã e Parque São Cristovão, que disputaram o 13° campeonato brasileiro de karatê.
Além da conquista do título nacional, sagrando-se tricampeã brasileira, a delegação baiana entrou para o ranking nacional como o terceiro estado da federação de karatê, trazendo o troféu de melhor equipe e mais 59 medalhas, sendo: 19 ouros, 16 pratas e 24 bronzes.
Os atletas estavam se preparando para a competição há mais de um ano, desde a conquista do Campeonato baiano em 2018. A conquista do primeiro título nacional foi em 2014, na cidade de Gurupi, em Tocantins. Depois, conquistaram o bicampeonato brasileiro em 2015, no Rio de Janeiro.
Havia muita expectativa para o torneio, e foi aumentando ao longo das preparações e cronogramas de treinos – que nos últimos meses foram intensificados -, o Mestre Edmundo buscou, ao lado da equipe, apoio de diversas ordens, principalmente de gestores públicos municipais, estaduais e federais, como também da iniciativa privada e de apoiadores do projeto, para que os atletas pudessem representar o estado da Bahia buscando a valorização da modalidade.
A Prefeitura Municipal de Salvador garantiu o translado, ida e volta, de toda delegação até o estado de São Paulo. A Ong Renovação, presidida por Welton Souza, localizada no Bairro da Paz, parceira do projeto, onde são realizados os treinos semanais há mais de 10 anos, conseguiu doações de alimentos/lanches e recursos para custear parte das hospedagens e taxas de inscrições dos atletas.
A ANF- Agência de notícias das Favelas, foi único veículo de comunicação do nordeste a acompanhar a delegação baiana na competição. Assim fortalecendo seu compromisso com a comunicação comunitária oportunizando que atletas oriundos das favelas tenham o destaque merecido na mídia nacional.
Familiares também contribuíram para que os atletas tivessem toda estrutura para realizar uma boa participação na competição e o resultado bem sucedido foi uma conquista coletiva. Segundo o Mestre Edmundo Silva Andrade, a importância do esporte na vida do cidadão é uma contribuição para dar visibilidade às atividades realizadas por atores sociais oriundos das favelas e que conquistam excelentes resultados para a vida social.