O que é ser do Rio pra você?

Créditos - Reprodução

Ser do Rio é ficar “bolado” quando o dia está nublado ameaçando chuva, mas “já é”, e logo ter uma ideia de como curtir assim mesmo. É admirar as belezas naturais sempre como se fosse a primeira vez que as vê.

É dizer que é Carioca da Baixada Fluminense ou de qualquer região do estado e se sentindo orgulhoso por isso. É chegar de um outro estado do Brasil pra passear e não querer mais voltar pra sua terra natal.

Ser do Rio, é não esperar o final de semana chegar para ir pro bar papear com os amigos e assistir a uma partida de futebol no meio da zoeira. Ou juntar um galerão para ir ao Maraca torcer pelo seu time do coração. É ser amigo ou amiga do motorista e do cobrador do ônibus, do feirante, do gari, do camelô da esquina, mesmo sem saber o nome de ninguém.

É curtir as baladas da zona sul, se divertir muito na zona norte e se acabar nos embalos de sábado à noite no subúrbio. É ir para praia com muito ou pouco dinheiro querendo mesmo é curtir o sol e lavar o corpo e alma no mar. E se não puder ir à praia, pegar sol na lage faz parte do verão. O que importa é estar bronzeada e com a marquinha do biquíni. Rsrs.

Ser do Rio é falar gíria naturalmente como se fala o português. É conversar ou “desenrolar o papo”. É sempre ter um apelido carinhoso ou engraçado pra tudo.

É esperar ansioso pela chegada do réveillon pra ir admirar a queima de fogos de Copacabana, ou nas lages de casas no alto dos morros com mesma alegria, felicidade e esperança de um ano melhor que o anterior. É ficar doido com a chegada do carnaval e sair atrás dos blocos, desfilar em sua escola de samba do coração, ou porque não, pegar as malas e viajar.

É estar na moda comprando suas roupas e sapatos nos shoppings ou nas lojinhas do Saara ou Mercadão de Madureira. O importante mesmo é colorir as cidades com as novas tendências.

Ser do Rio é, não esquecer dos problemas que o Estado enfrenta e ficar muito revoltado com isso, mas ao mesmo tempo sentir-se orgulhoso em viver num lugar cujo a Capital é a Cidade Maravilhosa.

Escrevi esse texto a mais ou menos dois anos, para postar no meu Blogger, Cidadão Brasileiro e como era final de ano, foi escrito em homenagem ao Rio de Janeiro que já estava começando a mergulhar na crise em que se encontra. Esse ano, resolvi postá-lo no site do jornal em forma também de homenagem para todos os cariocas, sejam eles nascidos no Rio ou não, da Baixada ou da Capital, do asfalto ou das Favelas, afinal, somos “todos” do Rio e o amamos independente de tudo.
Que em 2019 o nosso querido Estado do Rio de Janeiro, em especial a nossa Capital, a Cidade Maravilhosa sejam muito bem cuidados pelo novo Governo. Que tenhamos todos os nossos direitos garantidos e respeitados. Que tenhamos um Rio de muita PAZ para todos os habitantes e para aqueles que apesar dos pesares, sempre o escolhem para viver seus momentos alegres e felizes durante suas férias.
Feliz 2019 para todos nós!
Artigo anteriorNão preciso de elogio, preciso de respeito
Próximo artigoSua DIVERSÃO – Virada do Ano em Salvador
Carla Regina
Sou estudante do último período da faculdade de Jornalismo, gosto muito de ler e de escrever. Me acho simpática, pelo menos é o que me dizem as pessoas quando me conhecem, mas creio que eu seja sim, pois adoro fazer novas amizades e conservar as antigas. Comunicativa, dinâmica e muito observadora, um tanto polêmica. Gosto muito de trabalhar em equipe, mas, dependendo da situação, a minha companhia para trabalhar também é ótima. Pois, na minha opinião, a solidão aguça a criatividade, fazendo com que a mente e os pensamentos fluam um pouco melhor. Comecei a trabalhar muito nova, ainda quando criança e já fiz muita coisa na vida, mas meu sonho sempre foi ser Jornalista e Historiadora, cheguei a ter muitas dúvidas de qual faculdade cursar primeiro, já que para mim as duas carreiras são maravilhosas. Então, resolvi entrar primeiro para o Jornalismo e no decorrer do curso percebi que cursar a faculdade de História não era só uma paixão, mas também uma necessidade para linha de jornalismo que que pretendo seguir. Como sou muito observadora e curiosa, as duas profissões têm muito a ver com minha pessoa. Amo escrever e de saber como tudo no mundo começou, até porque. tudo e todos tem um passado, tem uma história para ser contada.