O Rancho Carnavalesco Flor do Sereno toca O Carnaval do Pixinguinha

Créditos: Divulgação /Rancho Flor do Sereno

Grupo apresenta O Carnaval de Pixinguinha, dia 08 de setembro, na Sala Baden Powell

Samba, chorinho e bossa nova abriram em julho as comemorações pelos 50 anos do Bip Bip, tradicional bar de Copacabana, e pelos 75 de vida de Alfredinho, seu principal personagem. Mas uma noite só foi pouco para tanta história. A festa continua com o show “O Carnaval de Pixinguinha”, homenagem aos 120 anos de Pixinguinha, com o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, dia 08 de setembro, às 20h, na Sala Baden Powell.

O Rancho Carnavalesco Flor do Sereno foi fundado em abril de 2000, tendo como mentor o compositor Elton Medeiros e como diretores um grupo de músicos, artistas, jornalistas e professores, frequentadores do bar Bip Bip e interessados em reviver e renovar a tradição musical dos ranchos carnavalescos do início do século XX.

Neste show, o público revive a produção genial de Pixinguinha através de alguns arranjos originais, escritos pelo mestre e publicados em 2014 pelo Instituto Moreira Salles (guardião do acervo do compositor). No repertório, polcas, maxixes, tangos brasileiros, sambas e marchinhas de carnaval, que mostrarão como a verve de Pixinguinha segue viva e mais atual do que nunca em nossa música.

O show de abertura fica por conta da Roda de samba “Bip Bip Canta…”, um evento que já virou tradição no bar. Alice Passos, Marina Iris e Tomaz Miranda interpretam a obra do compositor Elton Medeiros, que junto com Cristina Buarque, foi companheiro de Alfredinho quando ele assumiu o ponto em Copacabana.

Sobre o Bip Bip – Localizado no Bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, o Bar foi fundado em 13 de dezembro 1968, no mesmo dia e ano em que foi assinado o AI-5; Ato Institucional decretado pelo Regime Militar, em plena Ditadura Militar, anos de chumbo no Brasil.

O nome Bip Bip, foi em homenagem ao 1º satélite artificial Russo. o Sputinik, lançado em 1957 e sua emissão do sinal sonoro bip-bip-bip…

Em 1984, Alfredinho comprou o Bar Bip Bip, a partir daí virou ponto de encontro cultural para ouvir o bom samba, participar de lançamentos de livros, resenhas culturais, debates políticos, com total identidade progressista. É responsável por apoiar projetos sociais, como o “Se Essa Rua Fosse Minha”, que mantém há 20 anos.

“O lado social do Bip Bip começou com a parceria de Betinho e hoje compreende assistência e capacitação para crianças de Vila Isabel, distribuição de 40 cestas básicas mensais e dezenas de projetos contra a pobreza, financiados com doações de amigos/clientes e venda de mercadoria solidária. Comovedor é o almoço de Natal, com 700 refeições para qualquer pobre que passa. Hoje em dia, o barzinho pode ser definido, sem temor de desmentido, o único exercício comercial sem fins lucrativos” (Claudio Bernabucci, Carta Capital 05/07/2013)

A programação musical do Bip Bip, acontece em vários dias da semana, de forma espontânea.

Sobre o produtor Paulo Figueiredo – Jornalista e produtor cultural desde 1986. Desenvolveu vários projetos musicais, principalmente no universo do samba tradicional; entre casas com música ao vivo, centros culturais, produção de shows e CDs e na gestão de projetos incentivados. Do final das atividades do Bar do Barbas, em 88, do Bar Arco da Velha, em 89, à programação do Candongueiro, 90/96 e do Bar Carioca da Gema (2004 a 2008). Produziu por 20 anos a Velha Guarda da Portela e inúmeros shows com as participações de Marisa Monte, Cesária Évora, Paulinho da Viola e Monarco. Em 2002, recebeu o Prêmio Caras (atual de Música Brasileira) como Produtor do Melhor CD de samba “Nasci para Sonhar e Cantar”, Dona Ivone Lara. Em 2004, produziu o CD “Sempre a Cantar”, de Dona Ivone Lara, indicado para o Prêmio Tim 2005 (atual PMB).

 

Em 2006, produziu com Paulão 7 cordas, CD e Show Aquarela do Samba reunindo 7 grandes nomes do Samba: Dona Ivone Lara, Monarco, Walter Alfaiate, Luiz Carlos da Vila, Xangô da Mangueira, Wilson Moreira e Nelson Sargento (CD indicado para o Prêmio Tim, atual de MPB).  Produtor local do Filme O Mistério do Samba – Velha Guarda da Portela – produzido por Marisa Monte e Conspiração Filmes, 2007/2008. Em 2015 teve outro projeto premiado: CD Passado de Glória – Monarco 80 Anos e ganhou o 26ª Prêmio de Música Brasileira como o melhor CD de Samba. Prêmio Contigo de Músico, Melhor CD de Samba.

 

Bip Bip 50 Anos

Show “O Carnaval de Pixinguinha” (homenagem aos 120 anos de Pixinguinha)

Com o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno

Data: 08 de setembro

Horário: 20h

Local Sala Baden Powell – Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana. Tel: 2547-9147
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)

Duração 1h30min

Classificação: 16 anos

Gênero – Samba, Chorinho e MPB