O terceiro setor é o conjunto de atividades voluntárias e filantrópicas desenvolvidas em apoio à sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, que buscam dar um suporte para o público que não é totalmente atendido pelo Estado.
Como um grupo mesclado, o terceiro setor está recebendo cada vez mais atenção da sociedade, devido ao baixo desempenho do Estado, especialmente no campo social, o desempenho do terceiro setor está se tornando cada vez mais óbvio, o que mostra uma nova concepção e solução para os problemas sociais.
O caminho está crescendo e vários segmentos de mercado foram ampliados, projetados para atender às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade, onde o Estado e os agentes econômicos não têm benefícios ou são incapazes de fornecê-los. Seu crescimento também se deve à prática efetiva de políticas neoliberais capitalistas globais, especialmente nos países do terceiro mundo, que causaram instabilidade econômica, política e social.
O Trabalho das ONG’s junto à pandemia do COVID-19
Com essa doença que cada vez está dificultando a vida dos brasileiros e ocasionando diversas mortes, o terceiro setor busca dar um apoio para determinados grupos sociais com o intuito de amparar através de recursos necessários para estas pessoas, possibilitando assim um melhor enfrentamento dessa pandemia que assombra a população.
Organizam-se e produzem kits de higiene pessoal, cestas básicas, máscaras de proteção, cursos de orientação e cuidados entre outras atividades que agregam para o bem comum. As ONG’s por sua vez contam com o trabalho voluntário e doações que possibilitem colaborar para os que se encontram mais vulneráveis.
Na sua cidade se existe alguma ONG que esteja fazendo este tipo de trabalho apoie e colabore, divulgando ou até mesmo doando o que estiver ao seu alcance, assim todos estarão juntos e colaborando para aqueles que não possuem tanto apoio e acabam sendo esquecidos pelo Estado.
Existem organizações não governamentais de diversos tipos com várias intenções, mas que possuem o mesmo intuito, que é o de colaborar com os menos assistidos socialmente. Este trabalho requer muita dedicação e interesse dos seus colaboradores para que haja uma ótima atividade e realização das ações que planejam fazer.
Assim como a ANF é uma ONG voltada para o acesso à informação das comunidades do nosso país as ONG’s complementam essa insuficiência de ações que por sua vez deveriam ser ofertadas pelo Estado, contudo sabemos que nossa atual conjuntura nos deixa a desejar para que tenhamos o mínimo de direitos socialmente atendidos.
Nesse caso, o papel das organizações não governamentais é puramente trabalhar em questões sociais, mas no caso em que todos ganham as parcerias que surgem através de empresas e atividades do Estado e assim acabam recebendo apoio financeiro para as atividades que requer custos. Todos estão ajudando a construir um mundo melhor e fornecendo soluções para aqueles que mais precisam.
Com isso, por meio de um trabalho que existe desde o século XVI o terceiro setor vem com o intuito de dar um suporte onde o Estado não chega dando um suporte nas famílias mais vulneráveis em nosso país.
Nesta atual conjuntura muitas pessoas que encontram vulneráveis socialmente devido à pandemia que dificulta para o autônomo entre outros trabalhadores que são informais. Em detrimento a esta situação, diversas famílias passam por dificuldades financeiras para colocar o recurso em sua casa e se manter no dia-a-dia.
O trabalho do Estado frente à população é de buscar manter o controle e bem estar social e através dessa pandemia surgiu uma proposta que “amenizaria” o que está deixando diversos trabalhadores sem renda. Nesta proposta surge então o Auxílio Emergencial que em uma perspectiva em que se resolveria toda a situação do trabalhador estar em casa com um suporte do governo no valor de R$ 600,00 seria o suficiente. Errado!