O Museu Nacional de Enfermagem- Munean, recebe na próxima terça-feira, 25, a palestrante Livia Passos, mulher negra, artista visual, que através de suas vivências e ancestralidade aborda as múltiplas identidades de mulheres negras na sociedade, com o tema: O Universo Também Sou Eu.
O evento será às 10h, na sede do Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), localizado no Pelourinho, Centro histórico de Salvador, e faz parte da celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha, que representa o marco internacional de luta e resistência vivenciadas por mulheres negras no enfrentamento a discriminação racial e social.
A data rememora o primeiro encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992, cujo objetivo era propor a união entre essas mulheres e denunciar o racismo e machismo.
As inscrições para a palestra já estão disponíveis no Instagram do MUNEAN @munean_oficial , o link está na nossa Bio.
Soteropolitana, Lívia Passos é artista visual, formada como técnica de enfermagem e colaboradora da Agência de Notícias das Favelas.
Iniciou seu processo artístico à partir de um trabalho de conscientização quanto a coleta seletiva de resíduos hospitalares.
Ela participou de exposições nacionais e internacionais como: Bienal Internacional de Arte NAIF, em Socorro-SP; Arte de todos para todos, edição virtual – Portugal, Mostra de Arte NAIF na Literatura, em Parati-RJ e III Mostra de Arte Cultura Afro-Brasileira, edição virtual em Taubaté-SP.
Em sua poética aborda ancestralidade, desigualdades sociais e meio ambiente.