A forte chuva que atingiu o município de Niterói, no último domingo, não afetou as obras já realizadas pela Secretaria estadual de Obras, no Morro do Bumba. Como o projeto de terraplanagem já se encontra concluído, bem como as drenagens profundas, a chuva não causou nenhum dano à estabilidade do terreno. Não houve deslizamento ou erosão de solo ou de lixo. O que aconteceu, considerado normal durante obras de engenharia dessa magnitude, foi o carreamento de saibro (argila limpa sem nenhum tipo de contaminação, utilizada na cobertura do maciço) pelas águas, ocasionando o acúmulo de lama na Rua Viçoso Jardim.

O governo do estado está investindo R$ 35 milhões em obras de recuperação dos morros do Bumba e do Céu, incluindo a retirada de escombros e lixo. Apenas no Bumba, foram retiradas 86 mil toneladas de resíduos e demolidas 180 residências. O projeto prevê ainda a estabilidade e contenção do local, implantação de sistema de drenagem de nascentes, de águas da chuva e chorume, além de plantio de árvores e grama.

Desde o começo das intervenções, iniciadas logo após a tragédia de abril passado, já foi concluída a terraplanagem, drenado o fundo do vale e implantada a drenagem do chorume e das nascentes, separadamente. Foi feita drenagem específica para a nascente próxima ao lixão, conduzindo a água para o chorumoduto do município, que leva para estação de tratamento de Icaraí. A outra foi ligada ao sistema de drenagem da rede municipal pluvial. A impermeabilização com argila está em fase de conclusão, assim como a colocação de placas de grama. O episódio não acarretará atraso nas obras, que devem ser concluídas no fim de janeiro. Em Viçoso Jardim, também estão em construção 180 unidades habitacionais destinadas a desabrigados do Bumba e Morro do Céu.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Obras