Somos aprendizes da comunicação!
Estudantes, professores, gestores e demais funcionários da Escola Nova no bairro da Paz, Salvador, participaram nesta segunda-feira, 19, da oficina Democratização da Comunicação: Cuidado! Fake News é crime. A oficina foi uma proposta da direção da escola, planejada coletivamente entre os profissionais e oferecida para o público infantil e adulto.
O pedagogo Wilson Prazeres, o jornalista Anderson França e o ator Bira Mendes representantes do coletivo de comunicação Bairro da Paz News interagiram com as crianças através do espetáculo “Fake News” elaborado especialmente para esta atividade, e assim foi possível de maneira lúdica ter algumas noções de como agir diante das notícias falsas.
A oficina para os adultos ministrada por Paulo de Almeida Filho, jornalista e mestre em gestão da educação, tecnologia e redes sociais e editor da ANF – Agência de Notícias das Favelas e do Bairro da Paz News, abordou sobre a liberdade de expressão, a responsabilidade e a importância das fontes para garantir a veracidade das notícias e sobre rede digital.
No segundo momento a advogada e juíza de Paz Suely Reis, que também é coordenadora executiva do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, explanou sobre alguns crimes digitais como: calúnia, difamação, exposição de terceiros sem autorização e extorsões, citou as punições correspondentes para cada infração e como ter suporte jurídico.
O feedback do público foi gratificante e construtivo, pois a troca de experiência entre os palestrantes e a plateia criou um ambiente de integração e interação, alguns relatos pessoais e fatos noticiados também fizeram parte da dinâmica da oficina.
Os profissionais são moradores do Bairro da Paz e desenvolvem ações em parcerias com instituições locais e fora do bairro. “Quem não se comunica, se trumbica”.