Marginalizadas, as pombagiras encarnam o sagrado. FOTO: Divulgação
“Na Boca de Quem Presta Pombagira Canta Histórias” propõe uma reflexão sobre a imagem marginalizada dessas encantadas, oferecendo oficinas gratuitas e práticas corporais. Elas acontecem em terreiros tradicionais na Baixada Fluminense e na zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira é hoje, sábado (21), em Duque de Caxias.
Esses locais são espaços culturais que guardam saberes afro-brasileiros. A vivência traz uma abordagem reflexiva sobre a história dessas mulheres chamadas, no Brasil, de “pombagiras”.
Em decorrência do racismo religioso e do machismo, essa figura feminina conhecida dentro dos terreiros de umbanda e candomblé no Brasil são constantemente incompreendidas.
Feminino
Entidade, símbolo feminino para essas comunidades tradicionais, elas têm seu comportamento, subjetividade e narrativas tidas como subversivas quando vistas através de um viés conservador da sociedade.
Infelizmente, ocupam no imaginário social uma conotação de inferioridade, de transgressão dos papéis de gênero e de uma figura a qual devemos evitar ser, parecer e nos aproximar.
Para uma das idealizadoras do projeto, Fabi Pinel, as cantigas cantadas, tocadas e dançadas para elas nos terreiros e nas ruas retratam a violência histórica que as mulheres sofrem até hoje.
Sou mulher e vencerei
“Essas mulheres foram queimadas, assassinadas e violentadas por seus companheiros, ou desde cedo abandonadas pela família. Elas demonstram sua força se valendo de estratégias de resistência para dar o recado de que ‘eu sou mulher e vencerei!’”, destaca Fabi.
São as narrativas femininas que são cantadas e contadas como relatos poéticos dentro dos terreiros de umbanda e candomblé através da tradição oral, o que, historicamente, vem sendo a experiência da mulher na sociedade.
SERVIÇO
As inscrições podem ser feitas previamente via internet ou no local de cada oficina, inclusive no mesmo dia.
Para se inscrever previamente pela internet, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/evento/na-boca-de-quem-presta-pombagira-canta-historia/1847200?lang=PT
Sábado – 21 de janeiro de 2023
Ilé Axé Oju Omi Opará Odé
Rua Aa, 174 Jardim Anhangá – Duque de Caxias
16h às 17h30 – Oficina
19h – Apresentação da Performance
Sábado, 28 de Janeiro de 2023
Centro Espírita São Miguel Arcanjo
Rua 12 de Fevereiro, 121, fundos
Bangu – Rio de Janeiro
16h às 17:30 – Oficina
19h – Apresentação da Performance
Sábado, 07 de fevereiro de 2023
Associação Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas
Rua Joaquim Victorio, 138 Vila Vitório – PIAM – Belford Roxo – RJ
16h às 17:30 – Oficina
18h – Apresentação da Performance