Queria entender qual o objetivo desta matéria publicada no Yahoo Notícias na segunda (03/03):
https://br.noticias.yahoo.com/moradores-favelas-movimentam-r-68-6-bilh%C3%B5es-ano-005600462–finance.html
Para mim soa como mais um desses discursos que legitimam as desigualdades sociais. Os R$ 68,6 bilhões por ano parecem mesmo ser significativos quando não consideramos alguns pontos:
• Formalização do trabalho em carteira assinada, décimo terceiro e o escambau NÃO em garante sua totalidade, boas condições de trabalho.
• Ao comentar que um terço da população feminina é empregada doméstica e que este setor obteve ganhos nos últimos anos, faltou enfatizar os quase 125 de espera para conseguir o reconhecimento de direitos frente a condição de invisibilidade a que estavam submetidas essas mulheres. Minha mãe que é diarista ainda está esperando por estes direitos…
• Ora o aumento do poder aquisitivo é muito bom e funciona como um aliado ao sistema do ter é melhor do que o ser, mas por que não pensamos os motivos pelos quais esses jovens consumem este tipo de bens? Que tipo de educação recebem para valorizar mais a carros e LCDS? Ter mais educação do que os pais significa “terminar” o ensino médio? Quantos têm um acesso efetivo a uma educação de qualidade e atividades culturais? Do que vocês estão falando?
E por favor, não leiam os comentários! São expressões da ignorância, preconceito e estupidez humana. Pronto falei!
Para ler mais sobre o trabalho doméstico como fruto de uma herança escravista, leiam:
http://www.geledes.org.br/longa-transicao-de-escrava-empregada-domestica/#axzz3TX3H3avf