Olimpíada Brasileira de Robótica tem etapa estadual em Salvador

Olimpíada de Robótica em Salvador reúne estudantes e fomenta o futuro da tecnologia no país

Neste sábado,  2 de setembro, Salvador será a sede da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A seletiva é classificatória para a Competição Brasileira de Robótica (CBR), que, este ano, também ocorrerá na Bahia, no mês de outubro.

A olimpíada ressalta o talento e a inovação dos competidores, além de impulsionar a educação em ciência e tecnologia na região. O evento acontecerá na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, das 8h às 17h, e reunirá aproximadamente 265 competidores de toda a região.

A OBR é conhecida por ser a maior competição de robótica no estado, e este ano, a edição contará com a participação de 75 equipes, representando 13 cidades baianas. Entre equipes de escolas públicas e privadas, grupos de garagem e representantes do Instituto Federal da Bahia, incluindo seis equipes da Escola SESI.

A competição será realizada nas instalações da Escola SESI, que, além de ser o patrocinador e operador regional da OBR, é reconhecida por organizar anualmente o Festival SESI Regional da Robótica há mais de 15 anos.

Na Escola SESI, a robótica educacional é uma das ferramentas de aprendizagem e estímulo à ciência e tecnologia adotadas pela rede, presente em todo o estado.

Credito: Lucas Moura/Coperphoto/Sistema FIEB

Premiações

A etapa seletiva determinará as três equipes de cada categoria que avançarão para a fase nacional. A OBR compreende dois níveis: o N1, destinado a estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, e o N2, para competidores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico.

Além dos prêmios principais, serão entregues oito prêmios em categorias distintas, incluindo Melhor Escola Pública, Melhor Escola Particular, Robustez, Inovação, Design, Dedicação, Programação e Maker.

De acordo com Fernando Didier, coordenador de robótica educacional do SESI Bahia e responsável pela organização da OBR, a criação de premiações extras tem como objetivo “reconhecer as habilidades dos estudantes e o desempenho técnico das equipes na concepção dos robôs“.

Atrações

Além das disputas de robôs, a OBR Bahia também oferecerá várias atividades paralelas para os participantes e espectadores. Isso destaca a cultura local e demonstrará que a competição de robôs pode incorporar elementos criativos exclusivos.

Uma das atrações mais aguardadas, sem dúvida, será a arena estilizada que está sendo produzida pelos estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) do Colégio Central, a convite da organização do evento.

Arena Salvador

Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) do Colégio Central apresentarão réplicas de monumentos e objetos de arte de Salvador, que os robôs, estilizados como Trio Elétrico, deverão cumprir como parte dos desafios. 

Buscamos com isso reforçar a nossa baianidade e mostrar que uma competição de robôs construídos com sucatas e circuitos também pode explorar elementos criativos e assim deixar uma marca diferenciada da etapa baiana desta competição nacional“, explica Didier.

Competição Brasileira De Robótica (CBR)

A Competição Brasileira de Robótica (CBR), organizada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), também terá um estande para divulgar a competição nacional que acontecerá em outubro, na Bahia. 

O evento reunirá mais de 16 tipos de competições de robôs, entre outras atrações, também conta com o apoio do SESI Bahia na organização e é um dos principais patrocinadores.

First Lego League 

Um dos estandes apresentará a FIRST Lego League, outra modalidade de robótica operada pelo SESI. Esta competição também inclui etapas regionais, nacionais e internacionais e oferece uma oportunidade para educadores, técnicos e estudantes conhecerem mais sobre essa modalidade competitiva.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas