ONG ATREVIDA-RN e Teleperformance dialogam sobre vagas de emprego para pessoas Trans

Presidenta da Associação das Travestis, Homens e Mulheres Transexuais do RN – ATREVIDA, Jacqueline Brazil reuniu-se com a Coordenação do RH de uma empresa especializada em relacionamento multicanal com o cliente, a Teleperformance do Rio Grande do Norte. Na pauta, vagas de emprego para pessoas travestis e transexuais. 

O encontro foi com a Aline Andrade Coordenadora de Recursos Humanos da Teleperformance no Rio Grande do Norte na última segunda-feira (12), dentro da programação do Mês do Orgulho LGBTQIAP+. 

O objetivo da conversa foram as possibilidades de uma parceria, que promovam avanços e aberturas de “portas” no mercado de trabalho para a população de travestis, homens e mulheres transexuais moradores da região metropolitana de Natal-RN. A ativista destacou com a representante da empresa, da necessidade do nome social no crachá e de rodas de diálogos com os funcionários a respeito do combate a transfobia e a diversidade do ambiente de trabalho.

Segundo uma pesquisa divulgado em junho de 2022 pela Consultoria Mais Diversidade, uma em cada quatro pessoas trans está desempregada e 41% querem mudar de vaga de emprego. “O mês de junho é um mês extremamente importante para a população trans, e quando conseguimos construir uma parceria no mês do orgulho é muito significativo. Mostra que nossa luta vem sendo alcançado, principalmente em dialogar com uma organização empresarial internacional. Mostra que temos muita capacidade”. Comenta Jacqueline Brazil.

QUEM É JACQUEELINE BRAZIL?

Crédito: Arquivo pessoal

Jacqueline Brasil é Militante do Movimento Trans do RN fundadora da ATREVIDA/ANTRA (3° SGT Reformada da Marinha do Brasil). Faz parte direção da Associação Nacional de Travestis e Mulheres Transexuais do Brasil – ANTRA, Coordenadora da Casa Brasil (que acolhe homens trans em situação de rua e vulnerabilidade) e Secretária Nacional da Rede Nacional de Casas de Acolhimento da População LGBTQI do Brasil – REBRACA. Recebeu em 2013 o Prêmio Dr. Eduardo Barbosa pelo trabalho desenvolvido. A ONG Atrevida foi fundada em 2008, na cidade do Natal-RN.

Uma das ações da Atrevida no RN é o Projeto Respeite Minha Identidade, em parceria com a Doritos, ANTRA (Associação Nacional de TRAVESTIS) e TODXES. O projeto de alcance nacional, contemplou mais de 12 pessoas a atualizarem sua certidão de nascimento com o nome social, com a documentação e os transmites totalmente gratuitos.

Jacqueline destaca que, “não basta ter o nome social, precisamos receber o respeito da sociedade e com isso os produtos Doritos deram essa oportunidade, para além da ação tem a visibilidade do projeto através da marca Doritos”.

Dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LBGTQIAP+ ou simplesmente dia do ORGULHO.

Artigo anteriorInscrições abertas para a Jornada Comunidades Sonoras
Próximo artigoAcampamento Terra Livre reúne 30 povos indígenas da Bahia
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.