Operação em Salvador investiga fraudes de mais de R$ 7,5 milhões no INSS

Operação da Polícia Federal na Bahia cumpre mandados de busca e apreensão em Salvador e Catu- Crédito: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, 23, uma operação contra crimes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Salvador e na cidade de Catu, na região metropolitana.

A ação investiga atuação do esquema de fraudes praticadas por um servidor público federal desde 2017. A PF estima que o prejuízo aos cofres púbicos seja de mais de R$ 7,5 milhões, relativos a 75 benefícios fraudados.

As fraudes eram em processos de aposentadoria, acrescentando o tempo de contribuição. O servidor fazia lançamento de valores abaixo do devido, o que permitia o pagamento de quantias irrisórias para o cálculo de tempo de contribuição, e alterava ou incluía vínculos empregatícios fictícios. O servidor trabalhava na Agência da Previdência Social, no bairro das Mercês, em Salvador.

Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, cinco em Salvador e um na cidade de Catu, expedidos pela Justiça Federal, que decretou, também, o afastamento das funções públicas do servidor do INSS e o bloqueio e sequestro dos bens e valores em nome dos investigados. Os envolvidos responderão por diversos crimes, como estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção passiva e corrupção ativa.

A operação da PF conta com o apoio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, de combate a fraudes no INSS.