Os apaixonados por música clássica têm um bom motivo para assistir às apresentações da Orquestra Maré do Amanhã. Cria do Projeto Estrada Cultural, a orquestra é formada por 70 jovens músicos de 14 a 18 anos no Complexo da Maré. O repertório eclético, que vai da música erudita ao pop das trilhas sonoras de clássicos do cinema, como Star Wars, O Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe e O Poderoso Chefão, movimenta agora as redes sociais, com vídeos de apresentações que viralizam na internet.

 

13442228_1032607636833552_7590047525302387526_n
Orquestra Maré do Amanhã em apresentação no Espaço Tom Jobim. Créditos: Divulgação

 

Formada por músicos de diferentes níveis e comunidades do Rio, a Orquestra Maré do Amanhã ocupa o Ciep Operário Vicente Mariano, na Maré. O projeto oferece formação profissional em música clássica para jovens e crianças da região, com aulas de iniciação e percepção musical, cidadania e prática de instrumentos como violino, flauta, violoncelo e até oboé. Além do cancioneiro clássico de compositores consagrados como Bach, Beethoven, Mozart e Villa-Lobos, o grupo também tem no repertório sinfonias de grandes nomes como Beatles, Roberto Carlos,  Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Maria Bethânia – a orquestra chegou a tocar com a própria cantora.

“É como se fosse uma desmitificação. A gente tenta criar esse link entre as músicas de videogames,  de séries e dos filmes, que são peças orquestrais maravilhosas, executadas pelas melhores orquestras do mundo. Então, o espectador de repente se pega pensando: ‘Como pode uma orquestra, que é uma coisa clássica e erudita, estar tocando uma música que eu já escutei e ouço no meu dia a dia?’”, explica professor e maestro da Orquestra Maré do Amanhã Filipe Kochem. “Você percebe que há uma alegria nessa identificação, principalmente nas crianças”, complementa.

 

Game of Thrones na favela

 

Com mais de 4 mil visualizações até o fechamento desta matéria, o vídeo da Orquestra Maré do Amanhã tocando uma versão da música de abertura da série Game of Thrones (Guerra dos Tronos) ganha força na internet. A ideia surgiu quando Filipe percebeu que a maior parte dos alunos da orquestra era viciada na série. “Eu pedi para que para que o maestro assistente Michel Schereider, que é violinista e também um dos nossos alunos, criasse um arranjo. É sensacional, porque os músicos tocam com um prazer acima do normal. E o público vibra, é impressionante como o público reage e a música cria essa emoção. Você percebe pelo olhar das pessoas que elas estão envolvidas, relembrando alguma cena da série”, diz Kochem.

O Projeto Estrada Cultural oferece cursos de violino, violoncelo, viola, flauta, oboé, contrabaixo, teoria musical e canto coral. Os interessados em participar devem procurar a direção da orquestra no Ciep Operário Vicente Mariano, na Maré, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, e ter entre 5 e 18 anos de idade.