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Pacto do Rio anuncia a parceria entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o IPP, expande atuação para a região metropolitana e formaliza a primeira ação de cooperação conjunta articulada no modelo de governança do Pacto no Caju com liderança da Nissan.

 

Para ampliar ainda mais sua área de atuação, inclusive do ponto de vista geográfico, e conquistar resultados cada vez mais eficientes, o Pacto do Rio anuncia hoje, dia 1º de setembro, no restaurante Cota 200, no Morro da Urca, a parceria entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e o Instituto Pereira Passos (IPP). O Pacto criado em 2014 e incubado no IPP até agora é uma iniciativa única e tem um modelo de governança descentralizado, sem hierarquias e orgânico. O Pacto parte do princípio que sempre há eficiência quando ações são feitas em conjunto e quando informações são compartilhadas. Nesta nova fase, o IPP continuará a ser o centro de informações e conhecimento desta grande rede.

Já a ACRio será uma das principais articuladoras do Pacto do Rio, inclusive sede física da iniciativa, e assume a gestão institucional do Pacto. O Pacto é uma das prioridades do Projeto ACRio 2015 – 2017, que consiste na consolidação da Zona Internacional de Serviços (ZIS) – um Polo de ação e integração que atuará como Rede das Redes, conectando as cadeias produtivas, viabilizando a realização de projetos, gerando negócios e visando o desenvolvimento socioeconômico do Rio. 

“Juntos, de forma articulada, trabalharemos na resolução de vários desafios e problemas que temos como sociedade, e que, sem exceção, são oportunidades que alavancam o nosso crescimento e desenvolvimento socioeconômico. A ACRio possui 23 conselhos que tratam dos temas que o Pacto do Rio pode priorizar. Com esse casamento entre ACRio e Pacto, criamos uma plataforma de entendimento onde instituições, a população, os governos e as atividades da academia podem se encontrar e fortalecer essa área executiva”, disse o presidente da ACRio, Paulo Protasio.

Para estabelecer os termos da parceria será assinado um termo de cooperação multilateral inédito no Rio de Janeiro, no qual cada participante tem a responsabilidade e a função definida para que o projeto tenha sustentabilidade e inclusão garantidas.

O termo de cooperação multilateral será assinado hoje pelos seguintes parceiros do Pacto do Rio: em nome da Associação Comercial, o Presidente Paulo Protasio; em nome da Nissan, o Presidente François Dossa; representando o INAE e o Fórum Nacional, o Ministro João Paulo dos Reis Velloso; Marco Simões pela SDSN Brasil; pela Rede de Progresso Social, Gláucia de Barros e representando o Município do Rio de Janeiro, o Prefeito Eduardo Paes.

Nissan lidera parceria no CAJU

Outra importante parceria também firmada neste mesmo evento é o projeto CAJU: um novo olhar, legado dos Jogos Rio 2016. Este é o primeiro projeto de Agência de Desenvolvimento Territorial idealizado pelo Pacto.

A Nissan tem um papel estratégico como líder do Projeto CAJU e a interface entre o IPP e Fundação Gol de Letra, além de ser responsável pelo acompanhamento do cronograma e pela entrega das oficinas profissionalizantes em agosto de 2016. A  Fundação Gol de Letra é a ONG responsável pelo programa de formação de jovens e interface com a Rede Comunitária do CAJU. O IPP é responsável, através do programa Rio+Social, pela interlocução com a população, empreendedores e outras ONGs e coletivos locais, bem como os diversos órgãos e autarquias públicas do Estado e Prefeitura. Além disso, o presidente da Nissan François Dossa mobilizará pessoalmente os presidentes de outras empresas para sensibilizá-los para o projeto.

“O Projeto do CAJU resume a essência do Pacto do Rio: une o Setor Privado, a População, o Terceiro Setor, o Setor Público, a Pesquisa tendo como princípio combater a desigualdade e focar seus esforços na geração de oportunidades para jovens, no desenvolvimento sustentável da cidade e na integração entre asfalto e favela, o Pacto do Rio é uma proposta de uma atuação em conjunto a partir da construção de uma rede de informações qualificadas e compartilhadas. Este é o Projeto do CAJU. Este é o Pacto”, resume Eduarda La Rocque, presidente do Instituto Pereira Passos.

“A Nissan, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tem forte convicção do legado que o maior evento poliesportivo do mundo deixará para a cidade e contribui ativamente para a transformação de ideias em ações reais. A empresa, que tem sua sede no Rio de Janeiro, exatamente em um dos lugares que passa pela maior revitalização, a Zona Portuária, tem o orgulho de assinar agora como integrante do Pacto do Rio e a certeza que esta parceria renderá muitos frutos para a população da cidade, como o projeto CAJU: um novo olhar, o primeiro do pacto”, afirma o Presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, durante a assinatura da parceria.

O projeto “CAJU: Um novo olhar” visa transformar a vida da comunidade deste bairro, um dos mais carentes da cidade e que fica também próximo da região do Porto do Rio através da preparação dos jovens para a vida profissional, da melhoria da infraestrutura e da criação de ações para a mobilização da comunidade fazem parte do projeto. A Nissan, por meio do seu braço de responsabilidade social, o Instituto Nissan, manterá e fará a gestão do projeto.

Coca-Cola também adere ao pacto

A Coca-Cola tem o orgulho de fazer parte do Pacto do Rio, principalmente no ano que antecede ao maior evento esportivo do planeta que acontece na cidade em agosto: Os Jogos Olímpicos Rio 2016. A empresa se comprometeu a contribuir para este trabalho em rede em três frentes.

A primeira é a geração de empregos:  através do Coletivo Coca-Cola, cerca de 6 mil jovens serão capacitados com cursos de desenvolvimento pessoal, em que temas como postura do profissional e comprometimento com o trabalho são abordados, além de cursos voltados para produção de eventos.  A segunda é na logística. A Coca-Cola está construindo um moderno Centro de Distribuição no Caju de 8,5 mil m² que fará o tratamento adequado de reuso de água, terá maior eficiência energética e que, assim, terá certificação de sustentabilidade.  Por fim, a Coca-Cola ainda oferece sua expertise para estudos como o Índice de Progresso Social (IPS Comunidades). Este foi um projeto já realizado na Amazônia e que faz um diagnóstico social da região e permite que diversos setores da sociedade alinhem esforços de investimento na área.

“Acreditamos na parceria dos setores privado, público, organizações não governamentais e sociedade civil para promover transformação social em larga escala e para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Rio, deixando de fato um legado Olímpico. Todas as nossas ações vão além do período dos Jogos Olímpicos. Entendemos que a capacitação dos jovens através do Coletivo Coca-Cola, é um grande benefício para a cidade, assim como um novo centro de distribuição moderno e responsável ambientalmente. Além disso, um estudo de progresso social pode ser de grande valia para ações conjuntas em longo prazo ”, diz Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para Jogos Olímpicos Rio 2016.

Mais sobre o pacto

Rede e Site

Para divulgar todos os eventos, ações, novidades e novos participantes o Pacto do Rio conta agora com um novo website (www.pactodorio.com.br), novo conteúdo no facebook https://www.facebook.com/pactodorio e novo canal no youtube “pactodorio”.

O portal foi idealizado pela parceria com a agência CasaDigital e as redes serão comandadas pela Agência3, que também faz parte do Pacto há mais de seis meses.

Sócios e investidores

O Pacto do Rio é formado hoje por 21 sócios, 17 investidores e 1 conselho com representantes dos 6 segmentos. São sócios do Pacto hoje Centro de Operações Rio – COR, Secretaria Nacional de Habitação – Ministério das Cidades, Coordenadoria de Relações Internacionais, Instituto Pereira Passos, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Accenture, Casa Digital, Revista Noo, Agência 3, d.Think, Binder, Approach Comunicação Integrada, SDSN, FBDS, Fundação Itaú Social, ISER, Instituto Igarapé, Instituto Light, Conselho Estratégico de Informações da Cidade, Rio Como Vamos, Cariocas em Ação.

​São investidores do Pacto do Rio Rede Progresso Social, Instituto Nacional de Altos Estudos, Museu de Arte do Rio – MAR, Nissan, Sistema B, Restaurante Cota200, Coca-Cola, SEBRAE, Grupo Lance, Institute for TransportationandDevelopmentPolicy – ITDP, StreetFootball, StudioH, Grupo de Mídia, Secretaria Executiva de Coordenação de Governoda Prefeitura (Segov), Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (Seseg) e o Colegiado Favela é Cidade.

Conselho

O Conselho Executivo do Pacto do Rio possui hoje oito membros efetivos:

Rique Nitzsche: Professor do MBA da ESPM RJ e professor convidado de MBA da FGV. Responsável por cursos intensivos sobre criatividade e inovação.

Marco Simões: Marco Simões é jornalista e administrador de empresas, atua como conselheiro e diretor executivo da SDSN-Brasil.

Pedro Strozenberg: Secretário Executivo do Iser.

Viviane Mosé: Poetisa, filósofa, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Responsável pelo segmento População no Pacto do Rio

Eduarda La Rocque: Presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) desde agosto de 2012. Reconhecida por sua gestão à frente da Secretaria Municipal da Fazenda, contribuiu para o saneamento financeiro da cidade por meio do projeto Nota Carioca e da obtenção de um empréstimo de US$ 1 bilhão junto ao Banco Mundial.

Junia Santa Rosa: Economista, especialista em Ciências Sociais e em Gestão Urbana e Mestre em Gestão das Cidades. Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica e Secretária Nacional Substituta de Habitação.

Paulo Protasio: Diretor da Sociedade Nacional de Agricultura e presidente da ACRio, Paulo Protasio também preside a Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior e a Brasil Marketing Internacional S.A..

Sergio Besserman: Economista, graduado pela PUC-Rio, ganhador do Prêmio BNDES de Economia de 1987. Foi presidente do IBGE. Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF Brasil. Foi presidente do Instituto Pereira Passos e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade.

O que é o Pacto do Rio?

O Pacto do Rio é uma rede integrada entre organizações de seis setores da sociedade que promove o desenvolvimento sustentável através de informação qualificada e compartilhada. É um movimento inédito em uma megalópole, para desenvolver um modelo inovador de governança e enfrentar os novos, complexos e exponenciais desafios urbanos. Com o objetivo de construir uma cidade mais justa, conectada, participativa e sustentável, com foco na integração entre favela e asfalto e a oferta de oportunidades para os jovens. 

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Foto: Raphael Lima