Há dois dias, a homepage do Google fez homenagem ao aniversário de um dos maiores nomes da capoeira: Mestre Bimba.
Os doodles, como são chamadas as versões alternativas do logotipo do Google, celebram feriados, aniversários e datas marcantes para a cultura e a ciência humana. No dia 23 de novembro, o doodle “119º aniversário de Mestre Bimba” foi veiculado em seis países americanos (Brasil, Cuba, Argentina, Peru, Chile e Uruguai), cinco europeus (França, Reino Unido, Irlanda, Alemanha e Suécia) e no Oriente Médio, em Israel.
Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu no dia 23 de novembro de 1899 em Salvador, Bahia. Mais novo dos 25 filhos, sua relação com a luta era inata: seu pai foi campeão de batuque, arte marcial praticada no Nordeste que fez parte da origem da capoeira como hoje é conhecida.
De 1890 a 1937, a capoeira era proibida por lei. O decreto 847, do Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, estimava no Capítulo XIII, “Dos vadios e capoeiras”: “Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação Capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal; Pena de prisão celular de dois a seis meses.”. Se houvesse reincidência, a pena seria de um a três anos.
Bimba desenvolveu um próprio estilo, conhecido como capoeira regional, a fim de valorizar valores da capoeira marginalizados e até esquecidos em sua prática, além de acrescentar novas possibilidades dentro do jogo. Nesse sentido, a influência de seu pai e do seu conhecimento do batuque foi essencial para desenvolver novos movimentos. O Mestre é reconhecido pela introdução de regras, de um código de vestimenta, e pela adição de músicas nas rodas de capoeira. Em 1932, ele fundou, em Salvador, a primeira escola de capoeira do mundo. Porém, devido à marginalização social e legal, somente anos depois, em 1937, a escola recebeu alvará de funcionamento.
Mestre Bimba é, então, uma das maiores figuras da capoeira brasileira. Sua atuação revolucionou a história da capoeira no seu reconhecimento como parte da cultura do país e da história cultural humana. Hoje, a capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural brasileiro pelo IPHAN e, desde 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.