Segundo levantamento feito com base em autos de flagrantes compilados pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), 92 pessoas foram presas na Bahia por furto de comida desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.
Quase 20% da população do estado está desocupada, segundo o IBGE. A característica deste crime tem grande aumento entre o fim e o início do ano, o que ainda pode alterar os números de 2021.
Em 2019, antes da chegada da pandemia, foram 58 pessoas detidas na Bahia; já em 2020, um total de 54 prisões foram efetuadas, e até outubro deste ano já são 48 prisões em 2021.
Na maioria dos casos de prisão, são de pessoas negras, quase sempre na linha da pobreza. Das 92 pessoas presas, a justiça manteve 10 presas, e as foram liberadas.
De acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança Alimentar, em 2020, cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas