O Papa Francisco morreu aos 88 anos segundo anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto. À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266.

A morte ocorreu apenas um dia após o pontífice ter aparecido publicamente da varanda da Basílica de São Pedro durante a celebração da Páscoa, no que se tornou a sua última mensagem para o mundo.


O Papa havia saído recentemente de uma hospitalização prolongada após sofrer uma pneumonia grave que o manteve internado por 38 dias, até à sua alta médica em 23 de março último. De acordo com fontes do Vaticano, ele estava em estado delicado e enfrentou dois episódios críticos de saúde durante o ano.


Apesar da sua convalescença, no domingo participou brevemente da missa de Páscoa e dirigiu a tradicional bênção “Urbi et Orbi” a partir da varanda da basílica, onde desejou aos fiéis um “feliz domingo de Páscoa” e chamou a “liberdade de pensamento e tolerância” em sua mensagem para o mundo.