Paraíba: Praia do Jacaré tem pôr do sol ao som do bolero de Ravel

Depois que os moradores passaram a se referir ao hidroavião por jacaré, o local ficou conhecido por Praia de Jacaré- Crédito: Priscila Cardoso/ANF

A Praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, dentro da região metropolitana de João Pessoa, na altura da Praia de Intermares, outro ponto turístico da região.

Apesar de ser chamada de Praia do Jacaré, as águas pertencem na verdade ao Rio Paraíba. O nome jacaré vem do hidroavião que trazia os correios para a cidade em 1960, que ao frear no rio fazia um movimento que lembrava um jacaré nadando na beira do rio.

Distante apenas 14km do centro de Tambaú, bairro da capital paraibana, você leva poucos minutos de carro para chegar ao local. Apesar de ser bem próxima do centro, a Praia do Jacaré consegue manter o sossego e a tranquilidade para curtir um dia de descanso.

A principal atração da Praia do Jacaré é o grande espetáculo do pôr do sol ao som do Bolero de Ravel: todos os dias, quando o sol começa a descer, uma multidão de pessoas ocupam a orla e os barcos no rio para assistir um cenário composto pelo laranja do pôr do sol no céu, e o barquinho deslizante do saxofonista Jurandy do Sax, com sua música suave tornando o momento ainda mais especial.

História da Praia do Jacaré

Assistir o pôr do sol com o bolero de Ravel já é tradição no local há muitos anos, e conhecendo a história original você vai entender melhor como tudo isso começou na Praia do Jacaré (João Pessoa).

Anos atrás, um casal formado por um francês e uma paraibana se mudaram para o local e resolveram abrir um restaurante na beira da praia fluvial do jacaré, e na hora do pôr do sol, eles adoravam escutar um bolero como trilha sonora para relaxar.

Os clientes adoravam a música e sempre pediam para tocá-la no mesmo horário, o que levou o casal a contratar o músico Jurandir do Sax para tocar ao vivo nas águas do rio em frente ao seu restaurante.

O casal voltou para a França, o restaurante foi fechado, suas ruínas ainda se encontram no local, mas a tradição do bolero ao pôr do sol continuou graças aos pedidos dos turistas e moradores.

Vale muito a pena garantir um lugar no barco para assistir o espetáculo bem de pertinho, sob as águas do Rio Paraíba- Crédito: Priscila Cardoso/ANF

Onde o sol nasce primeiro

Grande parte dos turistas preferem ficar nos barcos estilo catamarã, de dois andares, para assistir o espetáculo do sol, em uma posição privilegiada. O passeio de barco tem duração média de 90 minutos, começando pontualmente às 16h, e custa cerca de R$ 35 reais a 40 reais por pessoa. No barco também tem forró e diversão protagonizada pelos guias.

Além do espetáculo a parte do pôr do sol, a Praia do Jacaré oferece outras atrações que vão deixar sua visita ainda mais interessante. A feirinha de artesanato do local é bem rica em diversidade, vale a pena dar uma olhada nas opções e garantir aquelas lembrancinhas para seus amigos e familiares.

A orla do Jacaré, também oferece opções de restaurantes e bares, com várias especialidades culinárias. A pedida mais favorita é a tapioca, são mais de 100 opções de sabores que agradam a todos os gostos.

Aproveitar o fim do dia com uma caminhada na orla também pode ser bem agradável, seja acompanhado ou não.
Quando a pandemia passar tire um tempinho para visitar esse local que traz sossego e encanto, um pôr do Sol com uma magnitude espetacular.

Além do espetáculo a parte do pôr do sol, a Praia do Jacaré oferece outras atrações que vão deixar sua visita ainda mais interessante- Crédito: Priscila Cardoso/ANF

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas