A 10ª edição do Encontro de Maracatus de Baque Virado acontece até o dia 15 de novembro, na Fazenda Coração de Mãe, área rural de Conde-PB. O evento é realizado desde 2002 em diversas cidades do Brasil, fomentando espaços e trocas de saberes ligados à cultura afro-brasileira.
O Estado recebe pela primeira vez o evento, que tem na sua programação 15 nações de grupos/nações de maracatu de Baque Virado da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte circulando saberes e troca de vivências, e cerca de 300 artistas e brincantes envolvidos na programação, recheada de apresentações, debates e mesas redondas.
Nesta edição, o símbolo são as Baianas Ricas, importantes personagens que compõem a Corte Real dos Maracatus Nação com a sua dança e elegância no processo de construção da comunidade dentro da maracatu nação.
O destaque do evento deste ano é a visibilidade para a população LGBTQIAP+, com a presença de artistas que apresentam personagens das Baianas Ricas do Maracatu, além de receber convidadas de honra como a Rainha Marivalda da Nação Estrela Brilhante de Recife – uma das rainhas de maior referência no maracatu – e mestre Toinho – um dos regentes mais antigos da percussão das nações de maracatu.
A realização é uma articulação do ponto de cultura Maracastelo com o Encontro Nacional, num trabalho em rede. Há uma parceria com a Funesc/PB, que se interessou pelo projeto e resolveu apoiar. Também há parceria com o Núcleo de Diversidade Cultura e Afro-educação (Dica) da UFPB, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFPB), do IFPB, além de projeto de extensão da UFPB e projeto de eventos de extensão do IFPB.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas