As cidades da Paraíba que concentram mais de 80% de casos confirmados para o Coronavírus serão a prioridade da Secretaria Estadual da Saúde para a realização dos testes rápidos.
O objetivo é que o teste chegue em todos os municípios, no total de 223, mas, nesse momento devido a dificuldade de conseguir um número expressivo de lotes, a força tarefa será empenhada nos locais com maior gravidade do Covid-19, a exemplo da capital João Pessoa, Cabedelo e Bayeux.
Segundo Renata Nóbrega, Secretaria Executiva da Saúde, “em João Pessoa de acordo com a pactuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a SES, a proposta é priorizar o banco de pessoas que já fez contato através dos números telefônicos da SMS ou através das Unidades de Saúde da Família. Serão disponibilizadas 30 equipes para retornar a essas solicitações e avaliar a necessidade de fazer a testagem. A mesma estratégia da capital deve ser usada em Campina Grande”.
O critério para a execução dos testes serão em pacientes que apresentem sintomas, tosse, febre, dores no corpo e garganta.