Com o distanciamento social e a impossibilidade de realizar trilhas ecológicas ao ar livre, os passeios virtuais se tornaram uma atração especial.
E pensando em dar continuidade ao trabalho de educação ambiental, que o Projeto ECOTRILHA Fonte da Caixa, realiza em ambientes regulares na cidade de Camaçari, que neste mês do Meio Ambiente, será realizada a 1ª trilha virtual no Parque das Dunas de Abrantes e Jauá.
A trilha é dedicada a estudantes, especialistas, amantes da natureza e o público geral, e vai acontecer no dia dia 23 de junho (terça-feira), ás 16 hs, com transmissão pelo youtube, no canal Filtro de Barro/ YouTube.
A trilha virtual vai permitir que os interessados conheçam trilhas do parque e antiga Vila do Espírito Santo, marco civilizatório de Camaçari, em 1558, sem sair de casa.
A iniciativa é da Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS), uma organização composta por agentes culturais, fomentadores da educação cultural, ambiental e economia colaborativa, localizada em Vila de Abrantes. Com o objetivo de atuar em questões relacionadas à preservação do meio ambiente (Parque Dunas de Abrantes em Camaçari/BA), mesclando a pauta racial defendendo direitos civis e sociais em comunidades negras periféricas e tradicionais.
A área do parque tem sofrido degradação através de licenças ilegais a construtoras, grilagem com venda de lotes sem registros e extração ilegal de areia por milícias. A partir destas denúncias e necessidades do resgate pela sua proteção nasceu a Associação cultural e inclusão social-ACIS, o coletivo da Sociedade civil, formado por grupo de mulheres lavadeiras, Guardiões das Dunas, Sacerdotes de Matriz Africana e Mestres de Capoeira, que inclusive foram reconhecidos solicitados com o acesso ao conselho gestor da APA Joanes Ipitanga e Comitê de implantação do parque das dunas de Abrantes.
Entre trabalhos desenvolvidos, a ACIS realiza trilhas interpretativas com vivências nas Dunas, Pales… A trilha. O projeto é uma iniciativa da organização não governamental ACIS, situada em Vila de Abrantes no município de Camaçari .
A 1ª trilha virtual terá como convidados as seguintes representações.
Daniel Soeiro, Defensor Público Estadual, Diretor Regional DPE/RMS. Geneci Braz-Sema/Inema/Diruc, Presidente Conselho Gestor APA Joanes Ipitanga, Ativista. Marcos Anunciação- Coletivo ACIS Abrantes BA, professora Akemi Tahara -Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Rose Vitorio, Secretária Executiva da Agência de Notícia das Favelas, Subsede em Salvador.