A PerifaCon, também conhecida como “Comic Con das Favelas”, existe desde 2019. É a primeira convenção nerd das favelas, realizada em São Paulo, e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura pop, nerd e geek nas periferias. Há dois artistas representando o estado de Pernambuco, Melo, que direciona sua arte para o empoderamento negro e periférico, e Lourenço Gouveia, que trabalha com xilogravuras, ambos, unem o que há de mais nordestino com a cultura pop e nerd.

O encontro de artistas acontece na Fábrica de Cultura de Diadema nos dias 27 e 28 de julho.

O artista Mateus Melo, do Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, está participando da 4ª edição da Perifacon, em São Paulo, o primeiro evento geek voltado para a cultura periférica do Brasil. 

Mateus Melo, de 24 anos, é artista visual e produtor cultural na cidade do Recife há cerca de 3 anos. Apenas “Melo” foi escolhido para assinar suas artes, que produz desde os 16 anos. Mas foi em 2018, que o hobby se profissionalizou e tornou-se fonte de renda, produzindo ecobags personalizadas com temáticas voltadas principalmente ao rap nacional. 

“Eu busco representar essa relação com o tempo. Que tanto eu, como pessoas que se parecem comigo vivem, de ter que ser sempre duas vezes melhor”, destaca Melo sobre sua arte.

“Eu acredito que sim, no final é tudo sobre raça. Então eu não preciso falar sobre violência, enquanto uma pessoa negra, não preciso me resumir às violências que eu passo, sabe?”, finaliza. 

Melo está presente no “Beco dos Artistas”, seção que reúne artistas de todo Brasil para expor suas artes e produtos aos visitantes. A seleção foi realizada por meio de inscrições, em que o artista submete seu trabalho para a curadoria do evento, que seleciona os participantes.  

“Para mim é muito importante estar no PerifaCon, porque é uma confirmação de tudo que eu venho buscando construir com a minha arte, com as coisas que eu busco produzir e falar sobre. Estar em um evento periférico agora no Brasil inteiro, para mim é algo muito incrível”, diz o pernambucano. 

Sobre a Perifacon 

A edição de 2024 contará com diversas atrações, incluindo lojas, editoras, sessões de autógrafos, painéis, bate-papos, concursos de cosplay, sala de games, oficinas, e exposições. 

Os Trabalhos podem ser vistos no “Beco dos Artistas”, seção que reúne artistas de todo Brasil para expor suas artes e produtos aos visitantes.