A 1ª edição da PeriFeiras Pretas de 2024 será realizada neste sábado, 29, no Bairro da Paz. O objetivo é estimular a Economia Comunitária, um evento inovador organizado pelo Coletivo Resistência Preta e pela Agência de Notícias das Favelas, com o apoio da Secretaria das Periferias (Ministério da Saúde- FIOCRUZ), em parceria com o Conselho de Moradores do Bairro da Paz, Fórum de de Saúde das Periferias da Bahia, Casa Marielle Franco, Centro Público de Economia Solidária da Bahia e Fórum de Entidades do Bairro da Paz. A programação será das 13h às 18h, na sede da Agência de Notícias das Favelas, na Rua da União, Bairro da Paz, e contará com vários expositores e diversas atrações culturais.
O PeriFeiras Pretas, faz parte do programa AGÔ CONECT, uma feira itinerante de empreendimentos projetada para catalisar o desenvolvimento socioeconômico das pessoas negras nas comunidades periféricas. O cronograma do evento terá cultura, economia e identidade comunitária. Com a participação Banda de Percussão, o Coral Feminino, o Coletivo de Hip Hop, entre outros, ressaltando a riqueza cultural do bairro.
“A feira visa oportunizar empreendedores das periferias a apresentarem seus trabalhos e serviços para o público interno e externo, possibilitando maior exposição e aumento de suas rendas. Através dessa iniciativa, os empreendedores serão cadastrados e acompanhados por empresas e profissionais parceiros para melhorar a qualificação dos negócios”, afirma Paulo de Almeida Filho, coordenador da ANF das regiões Norte e Nordeste.
Os expositores poderão participar de sessões de orientação em empreendedorismo, adquirindo conhecimentos sobre práticas comerciais e estratégias de negócios. Haverá também a apresentação de cinco empreendedores com suas iniciativas inovadoras, destacando a variedade de produtos disponíveis na feira. Com o objetivo de promover um ambiente de colaboração e crescimento sustentável, o PeriFeiras Pretas busca fortalecer os laços comunitários, promover a inclusão econômica e empoderar os empreendedores locais, estimular o networking entre os participantes e promover parcerias duradouras.
Após a edição inicial no Bairro da Paz, o evento seguirá um itinerário por outros bairros comunitários de Salvador, como Cajazeiras, Massaranduba, Nova Divineia, Nordeste de Amaralina, Ribeira e São Cristóvão, até o final do ano, com o objetivo de ampliar seu impacto em diferentes comunidades.
Paulo de Almeida explicou sobre a escolha do Bairro da Paz como ponto de partida para o PeriFeiras. “Já existia interesse dos empreendedores locais de organizar uma feira para fortalecer o comércio local de profissionais independentes, e através das parcerias entre a ANF e o CRP, foi decidido que a primeira edição de 2024 da PeriFeiras Pretas seria no Bairro da Paz, em alusão ao aniversário de 42 anos da comunidade”. O Bairro da Paz é considerado a 5ª favela mais populosa de Salvador, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Localizado na região da Avenida Luís Viana Filho (Avenida Paralela) e recentemente celebrou 42 anos de existência.