O Samba na Praça é um projeto que acontece mensalmente aos domingos, 18 horas, no Largo Dom Luiz, em Casa Amarela (zona norte de Recife). Local situado na subida do Morro da Conceição, a comunidade possui uma diversidade cultural muito grande, sendo o Samba produzido por artistas locais da periferia da zona norte o principal foco do projeto.

O evento é organizado, produzido e realizado com o apoio de vários moradores, comerciantes locais e representações da comunidade. Caso do morador Lúcio Lima e do Grupo Social Insinuar, que se uniram para encabeçar e idealizar o projeto. Todos os envolvidos percebem e veem no samba periférico e nos artistas sambistas da comunidade, uma forma de valorização dos artistas e ao mesmo tempo proporcionar aos moradores um momento cultural.

O samba é uma expressão musical cuja sua historia é marcada por grandes artistas e agremiações que vieram das comunidades brasileiras e principalmente do Estado de Pernambuco, como Bezerra da Silva, Gigante do Samba e Belo Xis – homenageado no Carnaval do Recife 2019. Todas as representações que só indicam o quanto nosso estado, nossa cidade e as comunidades estão ligadas culturalmente, também pela musica e pelo samba.

Sendo assim, a zona norte, com esse e outros projetos, espaços e clubes, vem se tornando e reafirmando ao longo dos anos da história do samba no estado e na capital um circuito de samba que não falta roteiro, atração, artista e sambista precisando de mais iniciativas como o Samba na Praça do Largo Dom Luiz. Assim, parabéns para o Samba que tem seu dia comemorado no dia 2 de dezembro e parabéns as pessoas que produzem o Samba periférico da zona norte de Recife.

Largo Dom Luiz

Colaborou Macly Silva