Pernambuco: Leilão beneficente vai ajudar Centro Cultural de Lia de Itamaracá

Crédito: Ytallo Barreto

Acontece nesta quinta-feira, 14, um leilão beneficente para ajudar a reconstruir o Centro Cultural Estrela de Lia de Itamaracá, a cirandeira mais famosa do país, em Pernambuco. O espaço foi atingido por temporais, que derrubaram a estrutura do local.

O leilão está marcado começa a partir das 20h, mas as obras já estão em exposição na plataforma Blombô Leilões. E os interessados já podem registrar seus lances. Serão apresentadas pinturas e esculturas de artistas cariocas contemporâneos que doaram 25 obras.

No CCEL, eram oferecidas atividades gratuitas como oficinas de percussão, confecção de instrumentos e cerâmica e cursos profissionalizantes de confecção de doces artesanais, além de penteados afro.

O local também era ponto de encontro de artistas locais e grupos de tradição popular.

Crédito: Ytallo Barreto

O projeto de reconstrução do CCEL já está em andamento. A palhoça principal já foi erguida, mas ainda falta o palco, a cozinha para funcionar como escola de culinária, além do bar e banheiros, que vão receber tecnologia para transformar dejetos em biogás.

O catálogo inclui obras de Cantuária, Márcia Falcão, Mulambo, Maria Antonia, Vicente de Mello, Victor Arruda, entre outros, com valores iniciais entre R$ 1.340 e R$ 16 mil.

A curadoria é feita por Aldones Nino, curador adjunto do Collegium, em Arévalo, na Espanha, e Andressa Rocha, historiadora da arte, mestranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.

A cirandeira Lia de Itamaracá, tem 78 anos, e é considera Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas