Pesquisa Datafolha feita por telefone nos dis 25 e 26 últimos e divulgada hoje, 30, revela o movimento da opinião pública no sentido oposto ao que era registrado até há pouco: as pessoas deixam de reprovar a ação do Supremo Tribunal Federal, ou a reprovam menos, e melhoram a aprovação ao Congresso Nacional. Analistas e cientistas políticos veem na nova tendência o declínio do apoio cego às políticas e posturas do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a pesquisa do Datafolha, 32% consideram o desempenho dos senadores e deputados federais ruim ou péssimo, ante 45% seis meses atrás. Hoje, 18% acham o trabalho deles ótimo ou bom — eram 14% no levantamento anterior. A avaliação como regular está em 47%.
Em relação ao Judiciário, 30% entendem que o STF tem feito um trabalho ótimo ou bom — eram 19% em dezembro. A taxa de avaliação ruim ou péssima caiu de 39% para 26% agora. Outros 40% consideram hoje regular o desempenho dos ministros.
O levantamento do Datafolha mostra também que os entrevistados que avaliam positivamente o governo federal tendem a ser mais críticos do Supremo Tribunal Federal. Entre aqueles que consideram a gestão de Bolsonaro ótima ou boa, a taxa de ruim e péssimo sobre o trabalho do tribunal passa de 26% para 42%. Da mesma maneira, entre os entrevistados que acham o governo federal ruim ou péssimo tende a haver uma avaliação melhor dos juízes da corte.