Pesquisador cearense detecta Covid-19 pelo Raio-X

Exame de raio-X - Reprodução

Um sistema de inteligência artificial que usa o raio-x foi criado para ajudar no diagnóstico de pacientes com suspeita da Covid-19. O projeto é do pesquisador Francisco Nauber Gois, da Secretaria da Saúde do Ceará. Ainda em fase de testes, o sistema tem referência em análise de 150 exames de raio-x realizados em pacientes saudáveis, com pneumonia ou Covid-19, o que permitiu identificar pessoas com ou sem coronavírus.

“A proposta do projeto é criar uma ferramenta de auxílio a diagnóstico de Covid-19 usando o raio-x . A ideia é com essa plataforma de auxílio a diagnóstico que se identifique pacientes com risco de Covid-19 com raio-x que é uma ferramenta bastante acessível na maioria dos hospitais do Estado. E se consiga fazer uma triagem destes pacientes ou auxiliar os profissionais de saúde. Eu posso trazer os pacientes de maior risco para serem avaliados pelo profissional da saúde”, Francisco Nauber Gois, pesquisador da Sesa.

Para uma produção em larga escala, o sistema precisa da avaliado de um especialista da área da saúde. Além desse sistema, o pesquisador visa construir um aplicativo para auxiliar nas análises das imagens em tempo real. Desta forma os profissionais de saúde podem avaliar os exames com mais rapidez.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará tem 143.663 casos confirmados da Covid-19, com 7.090. Com 117.563 pacientes recuperados. Na capital, Fortaleza, está concentrado o maior número de casos, são 38.828 casos e 3.554 mortes.